2186312802.8dd5717.d65d18afe0914f108c7e69cda99eeb40

5 fatores que afetam o valor de um lote

O valor de um lote pode variar bastante, de acordo com alguns fatores determinantes. A área do terreno e a região influenciam muito, mas dentro de um mesmo condomínio ou bairro, outras características podem afetar o preço diretamente.

Neste post vamos falar sobre estas características, para você entender o porque do valor de um lote na hora de escolhê-lo. 

 

1. Oferta e Demanda

A oferta e demanda é uma lei universal do mercado. Ela influencia o valor de qualquer produto ou serviço e não seria diferente com o valor de um lote. Quando a demanda é maior, os preços tendem a se elevar. Se o lote fica numa região com grande densidade de construções, e essa região ainda tem demanda por novas obras, como por exemplo, novos prédios de apartamentos, sem dúvida nenhuma ele vai ser mais valorizado. Por outro lado, se o lote fica em uma região com grande oferta de terrenos vazios e pouca procura, o preço de todos tende a cair.

2. Área do lote

A dimensão, claro, é um dos principais fatores de composição de valor de um terreno. Quanto maior a área, maior o valor. Mas essa regra se aplica entre lotes que possuam características similares em uma mesma região ou em um mesmo empreendimento. Um lote grande em uma região pouco valorizada pode valer menos que um lote pequeno em uma região nobre.

3. Topografia

A topografia de um terreno influencia muito o projeto que ali pode ser construído. Tanto do ponto de vista do custo da obra, quanto das possibilidades arquitetônicas. Lotes mais planos, geralmente, possuem um valor maior.

4. Lei de uso e ocupação do solo

As legislações urbana e ambiental interferem muito nas construções. Cada cidade tem seu próprio Plano Diretor, que define regras para a expansão das cidades. A localização do lote sofre influencia direta dessas leis. O zoneamento da região define o percentual do lote habilitado para construção, a quantidade de andares, o tipo de edifício, etc. Além disso, a legislação ambiental define quanto do lote pode ser desmatado, caso ele possua árvores, por exemplo.

5. Distância de áreas de interesse

A distância em relação a áreas de alto interesse, como centros comerciais, áreas de lazer, avenidas, por exemplo, também afeta o valor do lote. Em um condomínio fechado, por exemplo, lotes a beira de uma lagoa ou mais próximos de áreas verdes, como matas, podem valer mais. Por outro lado, lotes voltados para muros e na divisa com estradas e rodovias podem valer menos.

Todos esses itens podem mexer com o valor de um lote. Mas é importante lembrar que eles não são regras absolutas. A influência de cada um deles pode variar de acordo com a região e com o perfil das pessoas. Por isso é importante avaliar caso a caso, junto a um bom corretor.
Gostou dessas dicas? Lembre-se delas na hora de escolher seu lote no Condomínio Vale Imperial.