2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd
investimento poupança

5 principais tipos de investimentos

Quem quer aumentar a renda e investir seu dinheiro geralmente se pergunta quais são os tipos de investimento que mais geram lucros, pois é fundamental conhecê-los para saber o que esperar de cada negócio e se planejar corretamente.

Se esse é o seu caso, continue a leitura deste post! Separamos 5 tipos de investimento para que você possa analisar e descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil.

1. Títulos públicos

Títulos públicos são certificados de dívidas do governo emitidos com o objetivo de ajudar a financiar as atividades do país e ter recursos para pagar a dívida pública. Eles podem ser adquiridos por leilões ou via Tesouro Direto, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional.

Esse investimento é visto como de baixo risco, pois é atrelado ao governo e não a instituições financeiras particulares. Portanto, é indicado para pessoas que querem ter certeza de retorno, mesmo que um pouco mais baixo.

2. CDB

CDBs são Certificados de Depósitos Bancários que têm como objetivo captar recurso para os bancos. De modo geral, quando alguém adquire esses certificados, está auxiliando a instituição a ter recursos para oferecer empréstimos e financiamentos.

A remuneração do CDB pode ser pré ou pós-fixada. Na primeira modalidade, no momento de assinatura do contrato você já saberá qual serão as taxas de remuneração, ou seja, conhecerá de antemão o valor que será recebido ao final.

Já na modalidade pós-fixada, o pagamento pode sofrer mudanças de acordo com o indexador que foi contratado, dependendo da sua variação em todo o período. Também é um investimento de baixo risco, e a escolha quanto à remuneração certa ou variável dependerá do seu perfil.

3. Ações

O mercado de ações é bem famoso e quase todo mundo já ouviu falar em investimentos nessa modalidade. As ações basicamente dão direito de propriedade a uma parte de determinada empresa, ou seja, ao comprá-las você está adquirindo uma “parte” do negócio.

Elas são negociadas nas bolsas de valores por meio de corretoras — os preços e as variações delas mudam de acordo com a oferta e a procura. Assim, pode-se ter um retorno de duas formas: pelos dividendos conforme o lucro da empresa ou pela venda de ações que valorizam.

As ações têm um bom potencial de retorno nolongo prazo, mas também oferecem um alto risco, visto que o valor pode variar diariamente — o ideal é investir quantias maiores.

4. Fundos imobiliários

São fundos de investimentos que realizam negócios em relação aos imóveis — basicamente grupos de investidores com o objetivo de ter retorno financeiro aplicando seu dinheiro nesses bens. Assim, cada membro terá uma conta e os cotistas devem manter o investimento.

Todo grupo tem um gestor com experiência na área, que deve ter uma certificação da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). Ele ficará responsável por administrar e organizar os investimentos, além de repassar relatórios sobre os lucros.

Esse retorno será dividido entre os cotistas proporcionalmente, de acordo com os valores investidos por eles. Assim, não há tanto risco em relação às oscilações do mercado, visto que imóveis tendem a valorizar e o retorno depende diretamente do investimento feito.

5. Imóveis

Um dos tipos de investimento mais conhecidos são os imóveis — e são também os mais simples de entender. Nessa modalidade, o investidor compra lotes ou imóveis comerciais e busca um retorno financeiro com eles.

Esse lucro pode se dar de várias formas: adquirir uma sala comercial e alugá-la para ter uma renda fixa mensal, comprar um terreno e revendê-lo por um valor mais alto etc.

Há investidores que compram lotes e constroem prédios ou condomínios com o objetivo de comercializá-los no futuro. Esse é um mercado muito visado e que sempre terá uma grande procura, visto que muitas pessoas desejam ter um imóvel próprio.

Para assegurar a segurança na transação, é importante saber como investir e buscar empresas especializadas — tendo mais garantias de que o investimento será lucrativo e que os valores comercializados estarão de acordo com o mercado.

Agora que você já conhece os principais tipos de investimento, fica mais fácil decidir qual é o melhor para o seu perfil. Gostou das dicas? Então confira este conteúdo e saiba se vale a pena comprar lotes para revenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *