2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

6 dicas para construir casas com mais qualidade

A construção civil desempenha um importante papel na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. Suas tecnologias garantem a segurança e facilitam a rotina de trabalho de muitos em nossa sociedade.

Uma obra exige muito cuidado e jogo de cintura para ser planejada e executada. Em vista disso, certos critérios fazem toda a diferença na obtenção de resultados positivos e na diminuição de despesas.

Quem quer construir casas não deseja ter dor de cabeça e outros problemas em suas atividades, não é mesmo? Por isso, o nosso post de hoje vai mostrar 6 dicas para construir com muita qualidade e eficiência. Confira!

1. Planeje a construção

O que uma viagem para a Europa e a construção de uma casa têm em comum? Apesar de suas diferenças, ambas situações precisam ser planejadas com muito cuidado.

No primeiro caso, deve ser realizada a compra de passagens e passeios turísticos e a reserva de hotéis. Certos detalhes podem melhorar a experiência, como a verificação da previsão do tempo e a análise das taxas cambiais antes de tomar qualquer tipo de atitude.

Já em uma obra, as etapas construtivas precisam ser planejadas e adequadas ao orçamento financeiro e aos objetivos existentes. Tentar começá-la sem planejamento algum é uma péssima ideia e coloca em risco a sua estabilidade financeira.

Desse modo, planeje cada uma de suas atividades. Por exemplo, decida a quantidade e como será a disposição dos cômodos da residência. Determine o tipo de acabamento e a quantidade máxima de dinheiro a ser investida na construção.

Essas medidas favorecem a visualização dos cenários e problemas que podem surgir, facilitando a criação de um plano de ações focado na eficiência e no aumento de produtividade.

2. Contrate uma boa mão de obra

Um canteiro de obras é um local repleto de funcionários. Cada um deles tem diferentes origens e formações profissionais. Seja para construir casas, seja para construir arranha-céus, é necessário contar com uma boa equipe de trabalho.

Ela precisa ser formada por engenheiros, arquitetos, pedreiros, carpinteiros e todos os profissionais indispensáveis para a realização dos trabalhos.

Todos eles devem respeitar as normas de segurança e utilizar os equipamentos mais modernos que o mercado oferece. Além do mais, é essencial que eles se mantenham atualizados com as novidades da construção civil.

Lembre-se de escolher aqueles que sabem utilizar o diálogo como uma ferramenta de gestão. Assim, é possível criar um ambiente sustentável e humano. Quando isso não acontece, os funcionários ficam insatisfeitos e não se sentem motivados. Essas situações atrapalham o desempenho de todos e devem ser evitadas a todo custo.

3. Escolha o terreno ideal

A famosa frase “tempo é dinheiro” ainda determina a maneira como nos relacionamos com as nossas famílias e amigos. Por exemplo, ninguém quer perder tempo em um engarrafamento ou se deslocando para o outro canto da cidade.

Nessa perspectiva, a escolha de um terreno próximo aos locais em que você trabalha, se diverte e visita garante melhoria em sua qualidade de vida.

Então, antes de comprar qualquer material ou contratar funcionários, faça de tudo para encontrar um terreno adequado às suas necessidades. Além do mais, veja se o imóvel tem espaço suficiente e se a região oferece a infraestrutura que você procura.

4. Use materiais de qualidade

As tecnologias da construção civil passam por várias transformações. Atualmente, existem materiais mais econômicos que promovem a comodidade de seus usuários. Métodos racionais ajudam na redução de despesas e geram menos entulhos.

Comprar produtos mais baratos nem sempre é uma boa ideia. Na maioria dos casos, eles têm menos qualidade e atrapalham a execução das atividades. Por isso, evite esse tipo de problema e trabalhe com um fornecedor que tenha notoriedade e que ofereça boas condições de pagamento.

Adquirir materiais em grande quantidade cria melhores oportunidades de negociação, entretanto, fique atento para armazená-los corretamente no canteiro.

5. Tenha bons projetos

A construção de uma casa precisa ser baseada em projetos eficientes e adequados às suas necessidades. Assim, eles garantem a sua satisfação e otimizam o seu orçamento financeiro.

Em primeiro lugar, deve-se contar com um projeto arquitetônico que entrega conforto e comodidade.

Alguns critérios, como o posicionamento em relação ao sol, larguras de portas para acessibilidade e níveis de inclinação de rampas de acesso, facilitam a sua rotina e dão qualidade às soluções adotadas. Ademais, o arquiteto é o profissional que transforma a casa dos seus sonhos em algo real e eficiente.

Após isso, os projetos de engenharia sustentam e fazem funcionar todas as soluções propostas. O projeto estrutural garante a segurança da edificação e impede o superdimensionamento da obra.

Já os projetos de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias criam sistemas eficientes que reduzem riscos de acidentes. O projeto de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) também ajuda na segurança e evita problemas nos equipamentos elétricos.

6. Utilize soluções ambientalmente sustentáveis

A sustentabilidade ambiental já não é mais um diferencial, ela se tornou uma necessidade e uma obrigação em nossa sociedade. O consumo sustentável dos recursos naturais é fundamental para o futuro das próximas gerações. Ao construir casas, todos devem optar pelo uso de técnicas ecologicamente corretas que preservam a natureza.

A energia fotovoltaica é uma opção de redução do consumo de energia elétrica que oferece bons resultados. Como o Brasil é um dos países que mais recebe radiação solar, você pode criar uma residência com um bom desempenho energético.

O aproveitamento de água de chuva também é outra solução acessível que pode ser implementada na maioria das residências. Com um sistema voltado para isso, é possível reutilizar a água para regar jardins, lavar carros e todas as outras finalidades que não necessitam de água potável. Seu principal benefício está relacionado à redução de despesas.

O uso de materiais recicláveis mostra que você está preocupado com a sustentabilidade e permite a criação de ambientes customizados e especialmente projetados para você.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer encontrar as melhores soluções no setor imobiliário em Itabirito e construir casas de qualidade? Basta entrar em contato com a nossa empresa e se preparar para mudar de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *