2186312802.8dd5717.d65d18afe0914f108c7e69cda99eeb40

6 dicas para contratar mão de obra para a construção civil

Uma das maiores preocupações de profissionais e clientes ao iniciar um projeto é a contratação da mão de obra para a construção civil!

Independente da edificação, esse é um fator essencial para o bom andamento do projeto e resultados satisfatórios.

Por isso, é importante considerar alguns pontos antes de contratar, analisando cuidadosamente as necessidades e, ao optar por profissionais qualificados, evitar surpresas desagradáveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Então conheça 6 dicas para contratar mão de obra para a construção civil!

1. Busque conhecer a equipe contratada

Você não vai a um restaurante quando não sabe como é a qualidade dos serviços prestados, não é?

Essa mesma analogia pode ser feita na contratação de profissionais para sua obra: é importante conhecer e analisar a qualificação da equipe que será contratada.

Solicite referências de quem já utilizou os serviços dos profissionais escolhidos — afinal, nada mais sincero do que a opinião do cliente, concorda? Caso você opte por um serviço de uma empresa especializada, é possível verificar a reputação na internet.

Portfólios também são uma ótima opção para avaliar a qualidade do serviço contrato, já que servem como uma forma de comprovação da experiência do profissional na área.

2. Estabeleça prazos

O prazo para entrega da construção é um dos fatores que mais atormenta os clientes e profissionais responsáveis pelo projeto. Esse ponto deve ficar extremamente claro antes da contratação da mão de obra, pois, é somente aí que esse “detalhe” pode ser alterado.

Seja uma equipe ou empresa contratada, o gerenciamento do tempo para conclusão da obra é crucial para que ambas as partes saiam satisfeitas ao fim do projeto.

Por isso, ao escolher os profissionais, estabeleça como será o método de trabalho adotado e peça um cronograma da obra, para que você possa acompanhar a evolução do projeto e verificar como está o desenvolvimento de acordo com o que foi proposto.

Vale ressaltar que o cronograma elaborado deve ser realista e condizer com as pretensões do cliente. De nada adianta colocar um prazo curto se ele não poderá ser cumprido ou até ser feito com um serviço de má qualidade, concorda?

Para isso, relate ao profissional responsável todos os detalhes do projeto, para que ele possa entender quais são as suas preferências e programe como se dará o desenvolvimento de cada etapa da obra.

Caso julgue necessário, você poderá optar sobre o limite fornecido, questionando sobre os detalhes de cada etapa e qual a equipe responsável. Assim, é possível ter uma ideia real do prazo, permitindo que se faça um planejamento financeiro coerente.

É importante lembrar que, quando o trabalho é realizado por uma empresa contratada, o prazo estabelecido é mais rigoroso. A própria contratará mais profissionais para auxiliar na finalização do projeto — já que o tempo foi uma cláusula específica do contrato que deve ser cumprida.

3. Garanta que a segurança seja uma prioridade

A segurança deve ser uma das prioridades ao contratar mão de obra para a construção civil. Mesmo que o serviço seja realizado por empresas, é essencial que o cliente fiscalize, para evitar possíveis problemas futuros — como acidentes no canteiro de obras e processos trabalhistas.

Por isso, é importante contratar profissionais que compreendam como a segurança é crucial para o andamento do projeto.

Eles devem ser devidamente treinados, para que tenham consciência da importância do uso dos equipamentos de segurança, não negligenciando esse aspecto.

Além disso, o cliente deve verificar a validade do registro dos profissionais contratados, já que irregularidades podem resultar em problemas judiciais, especialmente em caso de acidentes.

4. Tenha um contrato

Ao contratar uma empresa que será encarregada pelo projeto, é necessário assinar um contrato, onde estão contidas todos os detalhes sobre a obra, como prazos, valor e número de profissionais contratados.

Quando o cliente opta por contratar profissionais de maneira direta, o contrato muitas vezes acaba sendo deixado de lado, o que pode vir a se tornar um problema mais tarde!

O contrato boca a boca, apesar de ser útil em alguns casos, não garante nenhum vínculo formal entre as ambas as partes, que podem mudar de opinião posteriormente e comprometer o sucesso da obra.

Por isso, o contrato escrito é tão importante! Sua complexidade vai variar de acordo com a obra — quanto maior o projeto, mais detalhes devem ser adicionados ao contrato.

Ele deve conter todas as informações sobre o projeto, como: prazos, atividade a ser realizada, equipe contratada, forma de pagamento e valor total dos serviços realizados.

Dessa maneira, o cliente terá um documento formal para recorrer caso ocorra algum impasse durante o projeto, evitando problemas com questões que já haviam sido combinadas anteriormente e facilitando a posterior regularização da obra.

5. Reveja todos os passos antes de assinar o contrato

Quando vamos fechar um negócio, lemos e relemos o contrato diversas vezes para garantir que tudo esteja correto, não é?

O mesmo deve ser feito ao contratar mão de obra para seu projeto: reveja cuidadosamente todos os pormenores, verificando se tudo o que foi combinado está nesse documento.

Tenha atenção especial a detalhes, como sistema elétrico, hidráulico e acabamento, já que eles acabam passando despercebidos, mas podem gerar graves problemas e representar um gasto extra.

6. Acompanhe o andamento do projeto

Assim como o chefe deve acompanhar o trabalho de seus funcionários, é importante que o cliente verifique como está o andamento da sua obra. Mas nada de sufocar os profissionais!

Evite dar palpites desnecessários, especialmente quando eles exigem mudanças em grande parte do projeto.

Deixe que os profissionais trabalhem com a liberdade de realizar aquilo para que foram contratados e os incentive, para que possam sempre fazer o melhor.

Busque primeiro entender qual a metodologia os profissionais estão usando, como: quais procedimentos serão executados, qual a ordem das tarefas e qual equipe executará determinada etapa.

Assim, você será capaz de controlar o andamento da obra, já que tem conhecimento de todos os processos realizados, identificando quando há algum problema ou atraso, sem dar palpites desnecessários.

Percebeu como é importante considerar alguns pontos ao contratar mão de obra para a construção civil? Além de garantir o bom desempenho dos profissionais, você poderá acompanhar o andamento do projeto, garantindo que tudo saia como planejado!

Gostou das nossas dicas para contratar mão de obra para a construção civil? Então compartilhe nosso post em suas redes sociais e ajude também seus amigos nesse momento tão importante!