2186312802.8dd5717.d65d18afe0914f108c7e69cda99eeb40

6 dicas para deixar sua cozinha organizada

Uma cozinha organizada é convite para a família e amigos passarem mais tempo no espaço, curtindo um momento chef ou comendo quitutes gostosos. Por isso, é muito importante que todos os utensílios estejam no lugar certo, para deixar o cômodo lindo.

A cozinha deve ser um lugar funcional, onde você possa guardar os acessórios e alimentos e, o principal, saber onde busca-los ao precisar deles. Você pode conseguir uma cozinha organizada e, ao mesmo tempo, espaçosa e muito bonita. Basta saber quais as melhores soluções para você.

Confira 6 dicas para manter a sua cozinha organizada.

1. Prefira gavetas grandes

90a1e3afe0c9e7eb0ac94cbddc20be6f

Usar gavetas grandes com compartimentos de diversos tamanhos para organizar os utensílios e temperos é muito importante. Além de organizar garfos, colheres e facas, essa separação evita que você se corte ao procurar determinado talher na gaveta.

2. Utilize nichos pelas paredes

nichos-lider-cozinha-1920x700

Para uma cozinha organizada e bem decorada, você pode espalhar nichos de vários tamanhos e formatos. Coloque vinhos, temperos, taças, canecas e tudo mais que combinar com o espaço. Só não se esqueça de estar atento ao limite máximo de peso para cada nicho. Afinal, você não quer causar nenhum acidente, não é?

3. Aposte no retrátil

mesa-de-cozinha

Uma mesa como a da imagem pode ser uma ótima solução para você ter espaço para se movimentar pela cozinha e, quando necessário, estendê-la. Já existem tábuas de carne dessa forma, que são acopladas ao balcão da pia. Vale a pena pedir sugestões ao seu decorador.

4. Estantes abertas voltaram com tudo

img_6108
As estantes abertas são ótimas por vários motivos: facilita o acesso aos alimentos e utensílios, são muito mais práticas e versáteis para colocar no ambiente e deixa o cômodo com um toque de modernidade. Você pode colocar ganchos para pendurar suas canecas, por exemplo. Além disso, suas prateleiras são reguladas e você pode decidir qual a melhor altura para caber as suas coisas.

5. Aproveite cada espaço

armario-prateleira-porta-condimentos-nicho-para-cozinha
Veja os espaços que não estão sendo utilizados na sua cozinha e coloque pequenos móveis para organizar seus temperos e os talheres maiores. Nessa foto, uma barra metálica com vários ganchos foi utilizada para pendurar os utensílios. Fique atento com a altura na hora de instalá-los.

6. Use acessórios organizadores

diferenciais-porta-condimentos
Já existem vários tipos de acessórios para você organizar seu armário do seu jeito. São empilhadores de pratos, gaveteiros para temperos, porta taças e muitos outros. Meça os espaços dos armários e gavetas e procure esses acessórios. Isso facilitará (e muito) e deixará sua cozinha muito mais organizada.
Viu? Ter uma cozinha organizada e bonita não é tão difícil quanto parece. Com um bom projeto, é possível deixar o espaço com o seu estilo.