2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

7 dicas para ter o quintal dos seus sonhos

Morar em uma casa tem muitos benefícios. Um dele, talvez o melhor, é poder desfrutar de um quintal para curtir momentos especiais com a família e os amigos.
Para assegurar o conforto de todos, contudo, é preciso ter cuidado ao organizá-lo do seu jeito.
Você planeja um quintal para relaxar em um dia de folga? Para receber amigos e organizar um churrasco?
As formas de aproveitar o espaço são inúmeras! É possível reservar um lugar para praticar exercícios, deixar as crianças brincar com liberdade, relaxar em meio a uma área verde. A ideia é se aproximar da natureza e aumentar a qualidade de vida de toda a família.
Se você está com planos de aproveitar ao máximo, continue acompanhando este artigo. Nele, vamos ajudá-lo a criar o quintal dos sonhos: bonito, aconchegante, funcional e convidativo.
Fique de olho nas 7 dicas para se inspirar!

 1 – Reserve uma área ampla do seu lote

5 dicas para ter o quintal dos seus sonhos - ampla área do lote
Pensar no quintal dos sonhos começa ainda na fase do papel e da caneta; em outras palavras, na planta da propriedade. Portanto, ao fazer o projeto da sua casa, defina com o arquiteto o tamanho de sua área externa.
Se você quiser aproveitar ao máximo o espaço disponível, pense no tamanho da construção que será erguida no lote. O ideal é construir uma casa de dois andares ou em formato de “L”, o que possibilitará o surgimento do quintal na planta.
Planeje ainda os espaços que serão aproveitados: piscina, deck, churrasqueira, spa, gazebo, varanda, lounge, entre outros, que serão citados nos tópicos a seguir.

2 – Mantenha o quintal limpo e organizado

5 dicas para ter o quintal dos seus sonhos - mantenha limpo e organizado
Sujeira e abandono são péssimos hábitos que só deixam os visitantes da sua casa com uma impressão ruim. Um quintal precisa de cuidados para continuar bonito e ser um espaço de convivência agradável.
Se você tem crianças e animais, sabe que eles adoram brincar no gramado e, por isso, a área precisa estar limpa para garantir a segurança e a saúde deles.
Monte uma listinha com tarefas simples para que a manutenção do quintal esteja sempre em dia: podar as plantas, cortar a grama, recolher folhas e galhos secos, não acumular objetos fora de uso ou restos de construção, manter o piso da piscina e da varanda limpos, regar e adubar o jardim, pintar as pedras de contorno, coletar dejetos, etc.
É importante lembrar ainda que a limpeza deve ser constante, no máximo, semanal. No caso de resíduos como folhas, galhos e frutos caídos do pé, a remoção pode ser feita alternadamente; já as fezes dos animais de estimação devem ser recolhidas todos os dias.
Para o chão de pedra, bastante comum no entorno de piscinas, o ideal é esfregá-lo assim que começar a escurecer, para evitar a proliferação de bactérias.

3 – Construa uma área de lazer

5 dicas para ter o quintal dos seus sonhos - área de lazer churrasqueira e piscina
Ter uma área de lazer à disposição é sinônimo de reunir toda a turma sem precisar sair de casa. Mas como organizar esse ambiente para confraternizar com a família e os amigos?
Se você gosta de cozinhar para os amigos, um projeto ideal é de espaço gourmet. Assim, o convívio agradável andará lado a lado com o prazer de preparar e servir os pratos.
Outra dica bem legal é instalar uma jacuzzi, com espreguiçadeiras no entorno para relaxar. Ou ainda construir uma piscina com churrasqueira para aproveitar o melhor das duas ideias.
Quer outra opção que garante descontração para você e seus convidados? Crie um lounge, com direito a deck, estofados, móveis rústicos e jardim vertical. Um toque informal vale a pena para que a área fique ainda mais confortável.

4 – Proteja sua família contra o sol

5 dicas para ter o quintal dos seus sonhos - guarda sol
Antes dar início à construção do quintal, é preciso lembrar de aproveitar bem os lugares com sombra, de forma a ter sempre proteção do sol nas horas de descanso.
Para essa finalidade, escolhemos três alternativas ideais para curtir os tempos de calor .

Gazebo

Um gazebo é uma ótima opção para deixar o espaço mais confortável e protegido. Se você quiser requinte e conforto, os modelos projetados com madeira são a escolha certa. Sob eles, é possível instalar redes, cortinas, bancos, poltronas com almofadas e mesas.
Não faltam também maneiras para decorá-los com vasos de plantas e flores, além da possibilidade de criar um jardim ao redor da estrutura.

Ombrelone

Os ombrelones há muito tempo deixaram de estar presentes somente em praias e piscinas. Agora, eles fazem parte de projetos de decoração em residências. Os formatos, cores e angulações transmitem muito charme e conforto.
Você pode posicioná-los em jardins e varandas com alta incidência de raios solares e, embaixo, usar espreguiçadeiras, cadeiras, mesas e sofás para ser um ambiente aprazível para passar o tempo batendo papo com os amigos.

Pergolado

Além de proteger da incidência direta da luz solar, os pergolados podem decorar jardins, servir como extensão da varanda e combinam muito bem com a área de churrasco ou o espaço gourmet. Eles são compostos por pilares e vigas vazadas, montadas paralelamente.
O charme fica por conta da possibilidade de ter uma cobertura verde em bambu ou com trepadeiras, plantas comuns para esse tipo de estrutura.

5. Invista no verde

Um projeto de paisagismo vai deixar a sua área externa ainda mais bonita e funcional. Lembre-se que um bom planejamento trará harmonia a todos os ambientes.
Ele definirá qual o melhor jeito para construir e aproveitar cada espaço, além dos tipos de plantas e de materiais para tornar seu quintal dos sonhos realidade.
Um jardim projetado cuidadosamente e da maneira correta é capaz de aguçar os cinco sentidos. Você terá a oportunidade de experimentar frutas, chás e temperos cultivados ali mesmo, ouvir o canto dos pássaros, atraídos pela natureza, contemplar a coloração e sentir o perfume das flores.
Achar uma solução para ampliar e manter a sua área verde é possível:

  • mesmo sem mais espaço de terra para ampliar o jardim, crie um com vasos;
  • em pequenos espaços, una plantas, pedriscos e dutos para limitar o crescimento de gramíneas;
  • reaproveite aquela escada velha e faça uma pequena horta suspensa, utilizando cada degrau como prateleira;
  • opte por placas cimentícias para não prejudicar o gramado do quintal;
  • jardins verticais em painéis de madeira e de fibra de coco são recursos válidos quando não há mais lugar para plantar.

Não deixe de procurar um paisagista. Seu quintal vai ficar da maneira que você sempre sonhou com a ajuda profissional.

6. Capriche na iluminação do jardim

Por que não destacar as belezas do seu quintal também durante a noite? Com um planejamento luminotécnico, a área externa permanecerá em evidência mesmo sem a luz natural.
Conheça as vantagens proporcionadas com a implementação desse recurso na sua casa:

  • garante a segurança dos moradores;
  • valoriza e destaca as plantas do jardim;
  • ilumina os caminhos;
  • deixa os contornos em evidência;
  • realça as texturas da propriedade;
  • destaca o projeto paisagístico.

A dica, antes de instalar a iluminação, é pensar sobre quais objetivos você quer alcançar ao dar destaque a um ponto do seu quintal. Isso porque as luzes servem não só como decoração, mas também para estruturar o espaço. Elas garantem impressão de movimento, hierarquia, forma e muito mais.
Os tipos de luzes permitem diversas combinações. O segredo é achar qual delas será a melhor para seu projeto. A temperatura de cor e a própria coloração da lâmpada podem destacar uma área como também dar um ar de sofisticação.

7. Dedique-se à escolha do mobiliário e da decoração

5 dicas para ter o quintal dos seus sonhos - paisagismo
O espaço que você quer transformar será usado em benefício próprio e de sua família. Logo, dedicação e participação em cada detalhe do projeto são fundamentais.
É isso que vai garantir que a escolha dos itens de seu novo quintal seja satisfatória, trazendo, de fato, paz e tranquilidade nos momentos em que será aproveitado.
O conforto e relaxamento tão sonhados no lazer, por exemplo, são garantidos pelas peças do mobiliário, que não servem apenas para dar estilo e sofisticação.
Algumas opções de móveis que você poderá usar são:

  • espreguiçadeiras e poltronas, tanto para a varanda como para a beira da piscina;
  • objetos garimpados em lojas de antiguidades, como madeira, mobiliário de fibras naturais, jarros, cadeiras, etc.
  • caixas de madeira e paletes que servirão como bancos, muito deles encontrados em depósitos e supermercados;
  • bancos rústicos e sofás;
  • guarda-sóis e ombrelones;
  • banquetas;
  • mesas dobráveis com cadeiras.

Lembre-se de optar por móveis resistentes à ação do tempo. É sempre bom renovar a proteção da madeira para conservá-la com a aparência natural. Uma boa dica é hidratar as peças com óleo de peroba ou de linhaça.
Para fazer as almofadas e os estofados, prefira aqueles de tecidos resistentes, a exemplo do poliéster.
Agora você está pronto para transformar, hoje mesmo, aquela área da sua casa no quintal dos sonhos! Que tal dividir as dicas com seus contatos para que eles também criem o espaço perfeito para desfrutá-lo com amigos em comum? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais.
A Tynaka tem lotes em condomínios de Itabirito do tamanho do seu sonho. Conheça nossos empreendimentos.

Comments (2):

  1. Freire

    7 de janeiro de 2017 at 18:10

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

    Responder
  2. Freire

    17 de fevereiro de 2017 at 00:31

    Excelente artigo, parabéns!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *