2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Casas de veraneio: a melhor opção para descansar com a família

Muitas pessoas associam casas de veraneio a, especificamente, propriedades com piscina ou próximas à praia. No entanto, essa nomenclatura pode ser estendida a qualquer imóvel que tenha sido adquirido com a intenção de servir como local de repouso e lazer nos fins de semana, feriados e períodos de férias.

Adquirir uma casa de veraneio é um sonho comum a muitas pessoas nos dias atuais, principalmente àquelas que têm uma rotina de trabalho apertada e querem aproveitar todos os momentos de folga para confraternizar com seus familiares e amigos.

Está em dúvida se esse investimento é uma boa ideia ou se é vantajoso para você? Ajudaremos na sua decisão com esse post. Continue lendo!

Por que as casas de veraneio são boas opções?

Pesquisar referências, trajetos e reservar hotel com antecedência são atividades que exigem o gasto de um tempo precioso para quem só quer passar o fim de semana longe de casa. Além disso, quem viaja com a companhia dos filhos busca bem-estar, conforto, privacidade e deseja que seus momentos de descanso e diversão não sejam atrapalhados por imprevistos.

Quem investe em uma casa de veraneio tem a comodidade de dispor de um local com vagas garantidas, além de ser escolhido e preparado de acordo com as necessidades de toda a família — seja em viagens pensadas com antecedência ou decididas em cima da hora.

As casas de veraneio são opções com garantia de satisfação para quem gosta de fugir da rotina cheia de compromissos dos grandes centros urbanos e continuar se sentindo no aconchego do seu próprio lar.

Como adquirir uma casa de veraneio sem problemas?

Para que o sonho de ter um local ideal para o seu lazer não se transforme em um grande pesadelo, são necessários alguns cuidados prévios. Veja abaixo:

Delimite o que procura

Definir vontades, necessidades e objetivos antes de iniciar a busca por sua casa de veraneio facilitará sua pesquisa, pois saber qual direção seguir para selecionar as opções disponíveis economiza tempo e recursos, eliminando da lista tudo o que não se encaixa no seu perfil.

Por exemplo, se você deseja um espaço que se adéque perfeitamente à sua família, tem em mente um projeto arquitetônico personalizado e quer um ambiente que esteja seguro independentemente de sua presença, buscar loteamentos em condomínios fechados para construir sua casa fará mais sentido que visitar sítios em localidades isoladas ou apartamentos sem serviço de portaria.

Conte com bons profissionais

Ter a assessoria de pessoas qualificadas é requisito primordial para qualquer tipo de negócio, principalmente os que envolvem altos investimentos e burocracia, como a aquisição de uma propriedade. Buscar uma empresa que seja referência no setor imobiliário da sua região é o primeiro passo para garantir transações confiáveis, seguras e sem complicações.

Certificar-se de que a construtora do empreendimento que despertou seu interesse tem um histórico sólido e amplo de projetos também é um ótimo começo para garantir negociações tranquilas e sem surpresas desagradáveis na documentação.

Planeje-se financeiramente

Como o objetivo é a conquista de um local que proporcione relaxamento, assumir uma dívida que atrapalhe seu sono não faz nenhum sentido, não é mesmo? Por isso, ter um planejamento financeiro é essencial. Pondere se é mais adequado para sua situação financeira poupar dinheiro para a compra à vista ou buscar um financiamento.

Pesquisar as condições de pagamento oferecidas pelas construtoras é uma maneira de saber o que será necessário para dar início à realização de seu sonho.

Conheça a infraestrutura do local

Ao decidir por uma localidade ou imóvel específicos, lembre-se de considerar o sistema de serviços básicos disponível e as condições das vias de acesso. É conveniente ter comércio (como farmácias e mercados, mesmo que de pequeno porte), atendimento de saúde e segurança pública à disposição.

Analise estradas, rede elétrica, cobertura do sinal das suas operadoras de celular e internet e os demais itens que você julgar indispensáveis para o seu conforto e tranquilidade.

Atente-se às condições da propriedade

Se optar por uma casa ou apartamento já construído, avalie com cuidado todos os detalhes: sistemas elétricos e hidráulicos, qualidade dos revestimentos e esquadrias, fornecimento de água e energia, entre outros. Lembre-se de incluir na soma do investimento os reparos e reformas necessárias.

Caso a opção seja a de um loteamento, atente-se ao que pode complicar ou inviabilizar a construção do seu imóvel. São exemplos a inclinação acentuada de terreno, a dificuldade de acesso para tratores e máquinas e os impedimentos de ordem ambiental.

Em ambas as situações, é aconselhável que você conte com um profissional da área de construção e/ou engenharia para orientá-lo.

Casas de veraneio são bons investimentos?

Ter a casa de veraneio como um sonho e conseguir realizá-lo, a princípio, já é uma justificativa válida para considerar esse negócio um ótimo investimento. Afinal, não há como quantificar a satisfação dos momentos de diversão compartilhados com familiares e amigos.

Além disso, uma boa pesquisa de mercado antes da aquisição do imóvel de férias também garante o contentamento de quem busca retorno financeiro:

A curto prazo

Você consegue retorno financeiro imediato adquirindo ou construindo uma propriedade em localidades que atraiam viajantes — seja pela badalação (praias disputadas e proximidade de atrações turísticas) ou pelo sossego (locais próximos à natureza) — oferecendo-a para locação por temporada.

Para isso, deixe o imóvel equipado com os eletrodomésticos, utensílios e móveis básicos para suprir as necessidades do cotidiano e o disponibilize para outras pessoas nos períodos em que não for utilizá-lo.

A longo prazo

Se preferir personalizar sua casa de veraneio com itens pessoais e deixá-la disponível apenas para os parentes e amigos próximos, opte por uma região com possibilidade de valorização, que aumente — ou, pelo menos, mantenha — o valor de revenda. Assim, caso deseje trocá-la ou reinvestir em outro negócio futuramente, você não perderá dinheiro.

Dispor do lugar ideal para passear com sua família, reunir os amigos e escapar da correria do dia a dia e das preocupações do trabalho já é motivo suficiente para considerar a aquisição de casas de veraneio, não é mesmo?

Agora que você já tomou sua decisão, compartilhe este post nas suas redes sociais. Temos certeza de que ele também será útil aos seus amigos.