2186312802.8dd5717.d65d18afe0914f108c7e69cda99eeb40

Churrasqueira: 5 dicas para construir a sua

Um dos programas favoritos dos brasileiros é o churrasco. Um momento para estar com a família e os amigos, comendo uma boa comida e relaxar. E é por isso que muita gente está aproveitando os espaços em casa para montar uma churrasqueira.
Nós já contamos como ter o quintal dos seus sonhos. Mas e na hora de construir uma churrasqueira? Que material usar? Qual o melhor tamanho? E a chaminé?
Por isso, selecionamos para você 5 dicas para você não errar quando for montar a churrasqueira da sua casa.

Pense no projeto como um todo

Churrasqueira: 5 dicas para construir a sua - Tynaka
Qual o tamanho do espaço que você tem para montar sua churrasqueira? Você recebe amigos com frequência? Qual a distância entre a área de lazer e a cozinha?
Esse tipo de perguntas deve ser feito para entender sua necessidade e qual o melhor tamanho para sua churrasqueira.
Se você montar uma churrasqueira grande em um espaço pequeno, vai ficar desproporcional e o gasto de carvão será muito maior e, muitas vezes, desnecessário. Por outro lado, se você construir uma churrasqueira grande em uma área pequena, não terá lugar para as estruturas de apoio, como pia e bancada para trabalhar.
E tem mais: se o espaço for grande, você ainda pode incluir no projeto um forno à lenha ou para pizza, como na foto acima.

Não se esqueça da chaminé

Se você não quer que a fumaça do seu churrasco volte para a área de lazer e deixe aquele cheiro ruim em todos os seus convidados, você deve ficar muito atento à estrutura da chaminé: a coifa – aquela parte afunilada – deve ser larga e alta, para conseguir absorver toda a fumaça para a chaminé escoar para fora do ambiente. Por outro lado, se a coifa foi muito mais larga que o necessário, ela vai puxar muito a fumaça, gastando mais carvão e fazendo com que a carne demore a assar.
A altura ideal da chaminé é entre 50 e 80 cm depois da base do telhado ou cobertura da churrasqueira. Ela não pode ser muito estreita, caso contrário, não vai aguentar a quantidade de fumaça produzida.

Tijolo ainda é o melhor material

Churrasqueira: 5 dicas para construir a sua - Tynaka

É possível usar diferentes materiais para construir uma churrasqueira, mas o melhor deles é o tijolo. A alvenaria permite uma construção mais rápida e prática que outras construções e ainda retém mais fumaça.
O tijolo mais indicado é o refratário, já que não absorve tanto calor. O ideal é que o lugar onde fica o carvão – chamado de “caixa” – seja revestido com placas de cimento refratárias, para aquecer melhor a carne.

Compre os acessórios antes de construir

As medidas dos acessórios são muito importantes para definir o projeto da sua churrasqueira. Por exemplo, você precisa saber o tamanho dos apoios para grelhas para determinar a largura, altura e profundidade da boca da churrasqueira. Ainda, o tamanho da caixa só pode ser determinado a partir do tamanho do kit completo para essa parte.
Por isso, o ideal é que você tenha todos esses acessórios em mãos quando for montar o projeto. Assim, você saberá o tamanho de cada parte da sua área de lazer e não haverá desperdício de espaço.

Dê um visual bonito a sua churrasqueira

Churrasqueira: 5 dicas para construir a sua - Tynaka

Escolha qual estilo de revestimento que melhor combine com seu gosto: você pode deixar o tijolo à mostra, se você gostar de um espaço mais rústico, por exemplo. Caso você goste de uma área mais moderna e “gourmet”, você pode usar azulejos, pastilhas, ladrilhos hidráulicos coloridos.
O grafiato é um opção barata e que leva menos tempo para ficar pronto. Você ainda tem a possibilidade de escolher uma cor entre as várias oferecidas pelo material.

Gostou dessas dicas? Então é hora de mãos à obra.

E se você está começando a planejar a casa dos seus sonhos, está na hora de conhecer o Condomínio Vale Imperial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *