2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Cidades do interior: uma opção para fugir de centros urbanos lotados

A rotina atribulada dos grandes aglomerados urbanos tem criado dificuldades para que as pessoas consigam usufruir algum tempo livre junto de suas famílias. Nesse contexto, as cidades do interior se revelam como uma alternativa interessante para quem está em busca de opções de sossego e tranquilidade.

Se desacelerar é o que você deseja para um futuro próximo, saiba que existem inúmeras possibilidades que permitirão alcançar essa meta. Seja por meio da aquisição de um lote para posterior construção ou mesmo de um imóvel pronto, as cidades do interior proporcionam condições para uma vida com conforto e paz de espírito.

Ainda não está convencido? Então continue a leitura, pois neste artigo vamos apresentar os principais benefícios de fugir das grandes cidades e oferecer um estilo de vida mais tranquilo para sua família.

1. O tempo rende mais

Um comentário comum entre as pessoas que trocam a correria urbana por uma opção no interior é que “o tempo parece correr mais devagar”. Essa sensação é proporcionada, em grande parte, pela proximidade e facilidade de deslocamento entre os pontos de interesse.

É pouco provável que, morando em uma cidade do interior, você precise percorrer distâncias imensas para atender sua rotina. É possível que você sequer faça uso de um veículo motorizado, já que é comum que os destinos sejam alcançados a pé ou de bicicleta, o que indiretamente também favorece a prática de atividades físicas.

O tempo que você vai economizar no trânsito, nesse caso, pode ser muito melhor aplicado em atividades de integração com sua família ou mesmo para seu próprio descanso.

2. A interação social é favorecida

Nas grandes cidades, é raro que as pessoas se conheçam ou se preocupem com o outro. Na verdade, o grande número de indivíduos que vive nos centros maiores impede uma relação social mais próxima e duradoura.

Quando muito, há um pequeno grupo de amigos mais chegados, com os quais você eventualmente se reúne para um programa em comum — isso quando conseguem conciliar as agendas, já que é praticamente impossível encontrá-los no dia a dia.

Nas cidades do interior, a situação se inverte. É inevitável que as pessoas se encontrem nas ruas, lojas ou locais públicos, geralmente mais de uma vez por dia. Como é natural, isso permite uma maior interação, pois o fato de conhecer as pessoas estimula o contato e o diálogo. Não se espante, portanto, ao ouvi-las perguntando como foi o seu dia ou se oferecendo para ajudá-lo em alguma atividade.

Como bônus, você ainda poderá convidar os amigos da cidade grande para um final de semana aprazível em sua nova casa e, assim, manter também as antigas amizades.

3. Segurança faz parte do “pacote”

Embora não seja recomendável abrir mão de alguns cuidados básicos, independentemente do local onde esteja, a verdade é que nas pequenas cidades os índices de criminalidade costumam ser bastante baixos.

Adicionalmente, como boa parte da população se conhece, a presença de pessoas estranhas à comunidade sempre desperta atenção, fazendo com que logo sejam “monitoradas” até que se saiba exatamente o que estão fazendo no local.

Por fim, é comum que vizinhos e amigos vigiem o patrimônio uns dos outros, cuidando para acionar recursos de segurança sempre que necessário. Toda essa atenção, por óbvio, acaba inibindo a ação de criminosos.

4. Melhores condições de vida para crianças

A infância é a fase em que o ser humano realiza as experiências que moldam seu caráter e a forma como ele enxerga e se relaciona com o mundo a seu redor. Se não quer que seus filhos cresçam exclusivamente entre 4 paredes, interagindo apenas como personagens virtuais, um imóvel em uma cidade do interior é uma opção que pode atraí-lo.

Já falamos sobre a interação social, que traz benefícios também para as crianças. Além disso, a possibilidade de contato com um ambiente saudável e natural proporciona aos pequenos adquirir uma bagagem que o mundo eletrônico não é capaz de oferecer, por mais avançada que seja a tecnologia.

5. Menos poluição sonora

Esqueça o barulho de buzinas, freadas e brigas no trânsito. Não tema ser acordado no meio da noite com obras na frente da sua casa, que não puderam ser realizadas durante o dia para não atrapalhar o fluxo de pessoas e veículos. Em resumo, tire da cabeça os maiores ruídos urbanos, que o deixam irritado e não permitem que você descanse como gostaria.

Por outro lado, esteja preparado para se surpreender com o silêncio e tranquilidade da vida no interior. Acostume-se a ouvir sons da natureza, como de pássaros ou apenas do vento balançando as árvores. Prepare-se para ter noites tranquilas — e silenciosas.

6. Mais saúde

Essa vantagem acaba sendo uma consequência de várias outras que foram listadas nesse texto. Com mais tempo para se dedicar a atividades lúdicas (ou apenas descansar devidamente), um ritmo de vida mais lento e menores preocupações com a segurança, além da redução do sedentarismo, é natural que ocorra uma melhora nas condições gerais de saúde dos indivíduos.

É difícil mensurar com precisão o ganho nesse aspecto, ainda que não sejam raros os relatos de pessoas que, após mudarem suas rotinas e passarem a usufruir das vantagens de uma casa em cidades do interior, declararam se sentir mais saudáveis e sem doenças ou alergias que apresentavam anteriormente.

7. Não precisa ser o fim do mundo

Quando se fala em morar no interior, a primeira ideia que vem à mente dá conta de um local precário, sem nenhuma estrutura tampouco conforto. Obviamente, isso é um mito que pode ser facilmente desfeito com uma análise mais apurada.

Hoje, é possível fazer uso inteligente de diversos recursos para ter uma residência moderna, que proporcione luxo e conforto sem os problemas inerentes às regiões metropolitanas. Com isso, você pode se afastar apenas das complicações da vida urbana, sem abrir mão de comodidades e facilidades oferecidas pela evolução da tecnologia.

8. É um bom investimento

Além de todos os benefícios já descritos, adquirir um imóvel em uma pequena cidade pode representar um ganho financeiro que não deve ser desprezado. Mesmo que seus objetivos sejam uma vida mais tranquila e saudável, com tempo e condições para se dedicar à família, saiba que, caso precise ou deseje se desfazer do imóvel no futuro, é certo que você terá vantagens financeiras.

Cada vez mais, as pessoas estão buscando opções como essa para fugir da correria urbana. Por isso, o momento ainda é bom para adquirir imóveis em condições favoráveis, que valorizarão bastante nos próximos anos. Assim, fazer um investimento de longo prazo está entre seus objetivos, um lote ou casa em cidades do interior certamente são alternativas que precisam ser consideradas.

Neste post mostramos como um imóvel em cidades do interior pode ser uma boa opção para quem procura paz e deseja fugir da rotina turbulenta dos grandes centros urbanos. Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou experiências para compartilhar? Deixe seu comentário!