2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Como construir uma casa: dicas para começar já

A gente sabe que ter a casa de seus sonhos é um processo complexo. Não é todo mundo que sabe como construir uma casa e como gerenciar uma obra.

Afinal, é preciso escolher terreno, elaborar projeto, estar em dia com a documentação, comprar materiais, contratar mão de obra e várias outras etapas.
Qualquer pessoa pode ter dúvidas sobre como construir uma casa, principalmente os leigos.
Por isso, separamos algumas dicas para você tirar de letra o seu projeto.

Terreno

O terreno deve ser o primeiro a ser escolhido, pois suas características vão determinar o resto do projeto. É preciso levar em consideração tamanho, desnível, proporções, tipo de solo e vários outros pontos. Nós já contamos aqui como escolher um bom terreno.
É preciso preparar o terreno para iniciar a construção, realizando a terraplenagem para nivelar o solo. Há casos em que há a necessidade de retirar terras, enquanto em outros é preciso fazer o aterramento. Veja com o projetista qual a melhor forma para sua construção.

Projeto

Nesta etapa, você irá conversar com um arquiteto ou engenheiro sobre o desenho da casa, considerando o tamanho, a quantidade de cômodos e o orçamento disponível. O papel do profissional é elaborar o projeto levando em consideração as suas necessidades e desejos, a verba e o terreno.
O profissional te dará sugestões de como construir e quais etapas seguir na obra.
Tanto o arquiteto quanto o engenheiro são fundamentais em uma obra. O ideal é contratar um arquiteto para cuidar do projeto e depois o engenheiro cuidará da parte competente a ele.
Muitos outros aspectos estão envolvidos nessa etapa, como a parte elétrica, hidráulica, estética, planta baixa, térmica e acústica.

Documentação

Antes de começar a construir, é preciso regularizar a obra. Muitas obras são embargadas por não possuírem a documentação necessária.
Os documentos principais são a matrícula do imóvel, o alvará de construção e o habite-se.
Para saber o passo a passo da regularização da obra, clique aqui.

Mão de obra

Após escolher terreno, projeto e preparar a documentação, é hora de contratar a sua mão de obra. Você pode contratar um pedreiro, indicado para obras pequenas e mais simples, ou uma empresa construtora, ideal para obras maiores e com menor tempo.
Para a mão de obra, existem três tipos de contratação: por dia, por etapa ou por obra completa.
Quando você paga por dia, você precisa administrar toda a obra. Por isso, precisa saber direitinho como construir cada etapa da casa. O ideal é usar este método apenas para pequenas obras ou quando você não tem dinheiro para fazer tudo de uma vez.
A contratação por etapa é ideal para quando você quer contratar diferentes profissionais para cada etapa: o pedreiro para a alvenaria, o carpinteiro para o telhado, o encanados para a parte hidráulica… Pode ser um método bastante eficaz, se for bem administrado e todas as equipes de trabalho conseguirem interagir umas com as outras.
Já a contratação por obra é quando empreiteiros fazer a obra inteira, desde o começo até o acabamento. É uma ótima opção, pois você saberá quanto irá gastar de mão de obra antes mesmo de começar a construção de fato.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada etapa para começar a construir sua casa, que tal voltarmos para a etapa um e escolher um terreno? Conheça o Vale Imperial e mãos à obra!