2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Como escolher o acabamento para minha casa: Pisos

O acabamento é uma das fases mais importantes na construção de uma casa. Além da importância estética e arquitetônica, o acabamento precisa levar em consideração suas funções, a praticidade e, claro, o custo. E aí surge a pergunta: como escolher o acabamento certo para minha casa?
Nessa série de posts, vamos começar falando dos pisos, uma parte do acabamento que exige bastante investimento e, por isso, precisa ser muito bem escolhida. Boa leitura!

Como escolher o acabamento: pisos

Nas Áreas Frias
Existem uma infinidade de opções de pisos para os diferentes espaços da casa. Para as chamadas áreas frias, como cozinha, área de serviço e banheiros, os pisos mais indicados são aqueles cerâmicos ou de pedra. Na hora de escolher o acabamento, pense na praticidade da limpeza, no custo e no seu gosto particular. Nossa dica é dar preferência a pisos mais lisos, que são mais fáceis de limpar. Porcelanato e pedras como mármore e granito são excelentes opções. São duráveis, bonitos e possuem uma enorme variedade de cores e tamanhos. O piso de pedra nobre ou porcelanato pode ser estendido também para a salas de estar e jantar, especialmente quando elas são integradas com a cozinha.

Nas Áreas Íntimas
Para as áreas íntimas, como sala de televisão, corredor e quartos, áreas em que geralmente andamos mais descalços, são recomendados pisos mais “quentes”, como laminados de madeira ou tábua corrida. Os laminados possuem muitas vantagens, como a praticidade e velocidade da instalação e manutenção e o custo acessível. Por outro lado, nada bate a nobreza e a durabilidade da madeira de verdade, que tem um custo bem mais alto.

Nas áreas externas
Na área externa existem alguns detalhes muito importantes. O primeiro a ser observado na hora de escolher o acabamento é a resistência. Como o piso fica sujeito as ações do tempo, a durabilidade é muito importante. Por questão de segurança, deve-se evitar pisos escorregadios, já que as áreas externas ficam molhadas com frequência.
Algumas opções interessantes são a cerâmica rústica e as pedras naturais, como a São Tomé. Eles são naturalmente antiderrapantes e tem cores que combinam bem com o ambiente externo. Mas tem manutenção delicada, por isso cuidado. O cimentício é outra opção interessante, porque além de antiderrapante, é atérmico, ou seja, não esquenta. Isso faz dele uma escolha excelente para áreas de piscina.

Comece a construir agora
Condomínio fechado pronto para morar em até 120 prestações.

O porcelanato com superfície abrasiva também tem sido uma escolha bastante comum. Resistente, com variedade de cores e formatos, tem um preço bastante competitivo, especialmente quando vindo da China.
Todas essas opções podem ser combinadas com um deck de madeira, que geralmente vem pronto com peças de encaixe perfeito entre si. A madeira tem que ser tratada e resistente a água e a instalação é simples e rápida.

Gostou dessas informações? Qual piso é o seu favorito? Fique ligado na nossa série de posts sobre acabamento. Na semana que vem tem mais.

__