2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Como escolher o melhor lugar pra morar?

Finalmente, chegou a hora de realizar o sonho de encontrar um bom lugar pra morar! No entanto, lembre de que o seu perfil deve estar de acordo com o local que escolher para viver. Dessa forma, você e a sua família certamente desfrutarão da nova residência com tranquilidade e paz.

É importante levar em conta as necessidades e os desejos de todos os envolvidos, como proximidade da escola e do trabalho, além de segurança e opções de lazer. Para isso, é preciso analisar bem o custo-benefício de cada opção, de modo a vivenciar realmente o conceito de morar bem.

Quer saber como escolher o melhor lugar pra morar? Separamos algumas dicas, que poderão ajudar neste momento tão especial. Confira!

Definição do tipo de bairro

Esta definição também passa pelas demandas da família. Para a melhor escolha, deve-se eleger as prioridades dos moradores. Em seguida, é conveniente uma pesquisa sobre os bairros que atendam melhor tais quesitos.

Lembre-se de que uma decisão pautada na funcionalidade e no conforto da residência tem mais chances de agradar a todos. Além disso, estas qualidades podem impulsionar a paz e a harmonia na família.

Seja qual for o perfil dos moradores, antes de fechar o negócio, é aconselhável uma boa pesquisa sobre a vizinhança e o cotidiano do lugar escolhido. Para este propósito, você pode visitar o local em horários diferentes e conversar com moradores e frequentadores do bairro.

Veja algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de bairro!

Comerciais

A opção por bairros tipicamente comerciais tem vantagens e desvantagens. Os imóveis ofertados são mais raros e, por isso, muito valorizados. Isso, certamente, valorizará o seu investimento.

Os prédios residenciais, geralmente, são compactos e funcionais. Estas características podem ser interessantes para quem exerce várias atividades, como trabalhar e estudar e precisa estar perto de tudo.

Outra vantagem de morar nesses bairros é a grande quantidade de serviços disponibilizada, como centros médicos, restaurantes, supermercados e academia. Além disso, o acesso facilitado a locais de lazer e entretenimento, como casas noturnas, garante a animação.

Entretanto, a grande movimentação gera muitos episódios de violência, como roubos e assaltos, provocando preocupação com a segurança. Outro ponto desfavorável é a poluição sonora e visual causada pelo grande movimento de veículos e de pessoas.

Residenciais

Já os bairros residenciais são caracterizados por empreendimentos como casas, prédios e condomínios fechados. As construções tendem a oferecer mais espaço, como áreas de lazer, o que melhora a qualidade de vida dos moradores.

A grande quantidade de moradias atrai a oferta de serviços como escolas e transporte público. Estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias, academias de ginástica e restaurantes, também, são encontrados nesses bairros.

Geralmente, a vida é mais tranquila e as pessoas costumam frequentar praças, parques e outros locais públicos, potencializando a melhor convivência entre as pessoas. Com isso, esses locais se tornam mais atraentes, especialmente para as famílias.

A busca por segurança e maior contato com a natureza faz que com cada vez mais pessoas elejam os condomínios fechados como moradia. Afinal, ar puro e tranquilidade só fazem bem!

Os espaços centrais das grandes cidades já se encontram saturados. Por isso, a construção das residências tende a migrar para áreas mais afastadas.

No entanto, as casas ou prédios construídos em locais um pouco distantes dos grandes centros e dos locais de trabalho faz com que se gaste mais tempo para o deslocamento.

Pesquisa da empresa imobiliária

É preciso ter cuidado com a empolgação na hora da compra do imóvel ideal. Para garantir o sucesso deste investimento, alguns cuidados são muito importantes ao avaliar a eficiência e a idoneidade da empresa.

Pensando nisso, listamos 5 itens para os quais você deve se atentar no momento desta escolha. Acompanhe-os!

  • Confira se a empresa é legalizada e registrada. Peça o seu registro no CNPJ (Conselho Nacional de Pessoa Jurídica).
  • Faça uma pesquisa do nome da empresa junto ao Procon (Órgão de Defesa do Consumidor).
  • Certifique-se de que os engenheiros e arquitetos responsáveis sejam credenciados ao CREA.
  • Exija corretores credenciados ao CRECI.
  • Faça uma pesquisa junto às entidades jurídicas, a fim de rastrear possíveis ações cíveis, trabalhistas ou criminais contra a corretora de imóveis.

Uma questão de grande relevância, principalmente no caso de imóveis em construção, é a pontualidade na entrega das chaves. Nesse caso, uma boa opção é acessar os comentários de clientes nas redes sociais e outras mídias eletrônicas.

Escolha da imobiliária

Todo cuidado é valido na aquisição de sua casa. Sendo assim, além de checar a credibilidade da imobiliária, você pode ainda buscar corretoras que apresentem maiores chances de atender ao seu perfil, oferecendo comodidade e paz.

Todos sabem dos custos da burocracia, principalmente em nosso país. No mercado imobiliário, esta realidade não é diferente. Uma infinidade de exigências e taxas para a construção e o financiamento dos empreendimentos causam um grande impacto no custo final do imóvel.

Então, é recomendável eleger como parceira uma corporação sólida e eficiente, a fim de agregar tranquilidade e economia. Afinal, uma empresa com experiência certamente conhece melhor o caminho das pedras da burocracia.

A especialização no tipo de imóvel que você procura também pode agilizar e facilitar a sua aquisição. Se você deseja uma casa espaçosa e requintada, por exemplo, deve procurar empresas especializadas também neste tipo de imóvel.

Outro fator importante é a localização da imobiliária. Os condomínios fechados, geralmente, estão sendo construídos fora das grandes cidades. Já pensou na dificuldade de deslocamento dos corretores que moram longe do local?

Então, se você procura uma confortável casa ou um belo apartamento nesses modernos condomínios, deve buscar empresas próximas às casas a serem vendidas.

Dito tudo isso, certamente todo este planejamento vai valer a pena e garantir a sua satisfação total!

Enfim, escolher um lugar pra morar, que tenha a nossa cara, faz toda a diferença! Afinal, quem não quer a alegria de viver num lugar lindo e convidativo junto das pessoas que você ama?

Gostou das nossas dicas para ajudá-lo a encontrar seu novo lar? Então, compartilhe o seu comentário e deixe as suas sugestões aqui embaixo!