2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Como comprar um imóvel com segurança financeira?

A hora de comprar um imóvel é um momento que demanda muito cuidado. Os números envolvidos são altos e causam grande impacto no orçamento. Por isso é preciso ficar atento para evitar problemas financeiros no futuro.
Veja algumas dicas importantes para comprar um imóvel sem passar sustos.

Planejamento de orçamento

O orçamento disponível é a parte mais fundamental na hora de comprar um imóvel. Preste bastante atenção no valor do imóvel, em quanto você pode dar de entrada e qual será o saldo devedor. Observe os valores das parcelas a longo prazo e projete as amortizações periódicas sem sonhar demais. Seja realista.
Veja se o valor das parcelas cabe na sua renda familiar e calcule se cortes de gasto serão necessários para atingir os valores que você precisa. Entenda o quanto você gasta com cada tipo de despesa: educação, alimentação, moradia, transporte, etc. Observar as despesas de forma organizada dá mais clareza ao planejamento.

Economia

Economizar é sempre bom. É um hábito que deve ser levado mais a sério, mas que, infelizmente, não faz parte da cultura da maior parte dos brasileiros. Avalie quais dos seus gastos são realmente indispensáveis e tente enxergar onde está a “sangria financeira” que pode ser contida. Muitas vezes nosso dinheiro escorre da carteira sem percebermos onde foi parar.
Tente não acumular dívidas, especialmente parcelamentos. Eles podem complicar o seu controle financeiro no médio prazo.

Respeite sua capacidade financeira

Disciplina é muito importante na hora de manter um planejamento financeiro sob controle. Não é preciso ser extremamente radical, mas se os gastos fora do planejamento virarem hábito… pode dar tchau para o controle e para suas metas. Um imóvel é um investimento alto, de longo prazo, que precisa ser visto com mais seriedade. Imagina perder o controle do orçamento e de repente se complicar com o pagamento das prestações?

Condições de pagamento

As condições de pagamento do seu imóvel podem influenciar diretamente na sua segurança financeira no longo prazo. Opte por parcelas fixas ou regressivas. Fique atento às taxas de juros e ao número total de parcelas. Utilize seu FGTS e outras bonificações para adiantar prestações e economizar nos juros.
No Vale Imperial, por exemplo, você pode adquirir um terreno em até 60 parcelas fixas, Uma modalidade de financiamento que facilita, e muito, o planejamento financeiro de quem investe no imóvel.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais? Nossos consultores estão sempre a disposição. Entre em contato com a gente!

 

Comments (2):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *