2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Construindo sua casa? Conheça 5 estilos de casa para te inspirar

Existem vários estilos de casa para escolher e para inspirar a sua construção. Com tantas opções, pode parecer difícil optar somente por uma. Mas fazer isso é fundamental para o conforto e a qualidade de vida depois que o imóvel está pronto.

É essencial identificar um estilo que se alinhe com a sua personalidade e com a da sua família, para que todos se sintam bem na residência. Neste texto, trazemos 5 propostas de casas para que você possa se inspirar e planejar a moradia dos seus sonhos. Confira!

1. Estilo colonial

As casas ao estilo colonial são aquelas de arquitetura usada no Brasil desde 1500 até 1822, ano da independência. Nessa época, o modelo foi importado da Europa, adaptando-se aos materiais e às condições do país.

O estilo é acolhedor para a família, com a sala de estar e de jantar na parte da frente e quartos e cozinha na área ao fundo. Uma característica bem marcante são as colunas na frente do imóvel e as grandes janelas com persianas. Além disso, os telhados são amplos e lembram os casarões antigos, com vários pontos para o escoamento da água da chuva.

2. Estilo contemporâneo

Esse tipo de casa não possui linha de construção definida, mas busca reinventar a arquitetura utilizada antigamente. O estilo é voltado para o conforto ambiental e a sustentabilidade da construção.

Elas também podem ter tendências minimalistas e se adequar perfeitamente à paisagem e ao terreno utilizado. Podem ser utilizados vários materiais, desde metais até madeiras e troncos de árvore.

Assim, elementos utilizados na antiguidade recebem uma nova proposta, se relacionando com a arquitetura e o panorama atual. Muitas vezes podem ser aplicados produtos artesanais e mão-de-obra da região, buscando incentivar esses trabalhos.

3. Estilo mediterrâneo

A construção com estilo mediterrâneo é ideal para o clima brasileiro. Como ele incorpora vários terraços ao redor da casa, acaba criando um ambiente aconchegante e com áreas para a família.

Ele também combina muito bem com móveis clássicos, o que dá um ar sofisticado para o imóvel, sem pender para linhas muito excêntricas. As construções geralmente têm amplos salões e pé direito duplo.

Nesse caso é bastante utilizada a cerâmica para decorar o interior da construção, principalmente na área da cozinha. Outro material muito usado são as pedras, que podem se encaixar em vários tipos de decoração.

4. Estilo minimalista

Esse é um conceito que abrange diversas áreas, inclusive a arquitetura. As casas são sóbrias, com linhas retas e cores mais claras e simples, sem extravagância. A junção dessas características traz para a construção uma atmosfera tranquila e harmônica.

As cores não são exageradas e os ambientes são amplos e, muitas vezes, abertos e descontraídos, utilizando pouca decoração. Aqui, o menos é mais, sendo que é um estilo ideal para quem busca um ambiente mais despojado e sem excessos. Outra vantagem é a boa utilização da luz natural e das correntes de ar, trazendo mais leveza para o ambiente.

5. Estilo tropical

Ele é mais utilizado em regiões com praias, mas nada impede que você tenha uma casa assim no centro da cidade. O importante é ter um terreno que combine com essa linha. A casa, em si, tem aspectos naturais e ambientes abertos e frescos.

A área interna deve estar em harmonia com o exterior, utilizando, inclusive, materiais naturais como madeira, bambu, folhas de palmeira e até mesmo palha. Para quem gosta de jardins, esse estilo é ideal, pois é fundamental tê-los circundando a construção, com a possibilidade de incluir hortas e até pequenos lagos.

Podem existir vários estilos de casa que você goste e pense em construir, mas é imprescindível ter um terreno com o tamanho e formato ideais para harmonizar com a construção. Além disso, leve em consideração o clima local, o tamanho e a privacidade.

Agora que você já conhece vários estilos para a sua casa, não se esqueça de compartilhar este post nas redes sociais e mostrar para mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *