2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Consultor imobiliário vs corretor de imóveis: qual a diferença?

Comprar um imóvel que ofereça conforto e segurança, além de servir como um investimento, não é algo tão fácil nem tão simples de se realizar por conta própria. As condições de negociação, bem como o conhecimento sobre o mercado, por exemplo, são questões que um consultor imobiliário será capaz de resolver da melhor forma.

Não só esse profissional, ainda pouco conhecido pelos compradores, mas o próprio corretor, que está na linha de frente da negociação junto com o cliente, também pode ajudar bastante no momento de encontrar o imóvel ideal.

Neste post, vamos apresentar as características de ambos os profissionais, bem como suas semelhanças, a fim de que você possa aproveitar o melhor do que cada um oferece e criar as condições necessárias para fazer uma compra acertada. Confira!

1. O que faz um consultor imobiliário?

O termo consultor imobiliário ainda é recente no ramo se compararmos com a profissão de corretor de imóveis. Esta última já é reconhecida desde 1942 pelo Ministério do Trabalho e facilmente entendida pelo senso comum.

A nova profissão surgiu como uma forma de dar um suporte mais abrangente ao mercado imobiliário. Em vez de focar no contato direto com proprietários e clientes e fazer uma ponte entre os dois como acontece com o corretor de imóveis, o consultor mantém seu foco em como está o mercado, quais as principais tendências, onde vale investir etc.

Apesar de não necessariamente conduzir a negociação entre proprietários e compradores, o consultor imobiliário se torna uma figura essencial pelas seguintes questões:

  1. pode direcionar o comprador a fazer um melhor investimento na aquisição de seu imóvel;
  2. tem o know-how necessário sobre como e onde conseguir crédito imobiliário e quais são as melhores formas de financiamento;
  3. pode indicar determinadas regiões e cidades ainda poucas valorizadas, mas que apresentam perspectiva de grande valorização nos próximos anos, apontando novas oportunidades ao comprador.

Como podemos ver, os benefícios de contar com uma imobiliária vão além do contato com os corretores e do serviço de linha de frente que executam. Ter uma segunda opinião mais aprofundada pode fazer grande diferença antes de se fechar um negócio. Pense nisso!

2. Por que ainda devo contar com um corretor de imóveis?

Certamente é muito bom poder consultar um profissional bem informado e com conhecimento profundo sobre o ramo imobiliário. Porém, ninguém melhor do que o corretor para:

  • fazer vistorias nos imóveis;
  • entrar em contato com proprietários e compradores;
  • preparar toda a papelada necessária para concluir uma negociação e, obviamente, satisfazer ambas as partes.

Por mais que a profissão de consultor imobiliário seja uma inovação extremamente positiva para a área, o corretor de imóveis, devido ao seu dinamismo e à sua proatividade, continua sendo essencial na hora de conhecer mais a fundo cada propriedade de interesse do cliente.

Além disso, quem providencia a documentação necessária para formalizar as escrituras, as certidões e os contratos é o corretor. Se for feito sem o conhecimento necessário, tal tipo de serviço se torna extremamente dispendioso — e esse é mais um motivo para continuar contando com o profissional.

3. Qual a semelhança entre as duas profissões?

Você percebeu que, primeiramente, ressaltamos as diferenças entre um e outro, não é mesmo? Pois então, existem alguns profissionais que atuam sob a alcunha de consultor imobiliário, mas, na verdade, são corretores que deram um upgrade em suas carreiras.

Colocando de maneira prática, algumas imobiliárias com condições de investir em formação e treinamento mais aprofundados para seus corretores começaram a oferecer um serviço completo aos clientes. Os próprios corretores são capazes de detalhar informações sobre o mercado e ajudar o comprador a fechar o melhor negócio.

Além disso, ainda que uma profissão esteja separada da outra em muitos lugares, elas são, obviamente, correlatas e complementares. Ambos os profissionais trabalham para melhor atender ao cliente e proporcionar uma experiência satisfatória no processo de negociação.

A seguir, você entenderá como combiná-las para sair na frente e encontrar o imóvel dos seus sonhos sem nenhuma dor de cabeça.

4. Como combinar as habilidades de ambos os profissionais em minha compra?

Antes mesmo de mostrarmos como aproveitar o melhor de cada profissional ao decidir comprar um imóvel, você já deve ter tido vários insights, não é mesmo?

De fato, é possível aproveitar o que cada um tem de melhor de diversas formas. E, aqui, vamos apresentar apenas as principais delas, para aguçar um pouco mais a sua criatividade e estimular o surgimento de melhores estratégias.

A primeira coisa a ser levada em conta, ao menos em termos de vantagens, é procurar por uma imobiliária que ofereça ambos os serviços: tanto de consultoria quanto de corretagem. Assim, você conseguirá concentrar todos os objetivos em um só lugar.

As outras formas de se beneficiar são:

  • antes de recorrer ao corretor para conhecer os imóveis, fazer vistorias e entrar em contato com proprietários, obtenha informações gerais sobre como anda o mercado com o consultor imobiliário;
  • divida os dados obtidos com o corretor. Ele prestará auxílio a você — e isso potencializará as estratégias de negociação;
  • deixe claro para os dois profissionais quais são suas reais condições de compra e como seria o imóvel ideal para você e sua família;
  • desenvolva uma relação franca com ambos e esteja de olhos e ouvidos atentos ao que eles têm a dizer. A função desses profissionais é oferecer o melhor serviço possível ao cliente — eles podem ser punidos legalmente caso não se atentem a isso.

Combinando o melhor de ambos os profissionais e escolhendo a melhor imobiliária fica muito mais fácil encontrar a propriedade que realmente almeja e fechar um negócio de maneira satisfatória. Isso tudo correrá sem desgastes desnecessários ou mesmo desperdício de dinheiro.

Se você enxerga em um imóvel mais do que um lugar aconchegante e confortável para morar (ou descansar durante os finais de semana), pois quer que ele funcione também como um investimento, utilize as dicas que demos para combinar as habilidades de consultores e corretores.

Entendeu os benefícios trazidos pelas inovações no ramo imobiliário, como o serviço do consultor imobiliário, e quer obter sucesso na compra de um imóvel? Entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer ajudá-lo a encontrar aquilo que deseja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *