2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Guia de decoração: 6 dicas para aproveitar os espaços da casa

O ser humano tem o hábito de acumular coisas dentro de casa e muitas vezes elas ficam desorganizadas por não ter onde guardar ou porque os ambientes não estão funcionais. Aproveitar os espaços da casa faz toda a diferença para que cada objeto tenha seu lugar e ela fique sempre bonita e organizada.

Separamos algumas dicas de decoração para você ver como o aproveitamento de espaços pode proporcionar mais qualidade de vida e melhor utilização dos ambientes. Veja a seguir e mãos à obra!

1. Invista em prateleiras

Observe bem os cantos da sua casa e quais móveis você tem. Se não encontrou uma prateleira pode começar a pensar em adquirir uma porque, com certeza, ela vai deixar algum espaço mais funcional.

As prateleiras são excelentes pela sua funcionalidade já que deixam os objetos à vista – o que pode ser positivo para os mais organizados, mas pode ser um problema para aqueles nem tão organizados assim. Mesmo assim, é uma ótima alternativa de aproveitamento de alguns cantos.

Por deixá-los à vista, é importante que sejam objetos bonitos e com uma quantidade de itens ideal para que ela não fique desorganizada.

Você pode usar uma prateleira encaixada por cima do vaso sanitário no banheiro, aproveitando os lugares mais altos para colocar toalhas limpas e enroladas, pode colocar uma caixa bonita com os papéis higiênicos dentro, pode decorar com uma planta e um aromatizador que dará um toque especial ao ambiente.

Na cozinha, aproveite os cantos que estão sem utilidade e coloque algumas prateleiras bonitas, que vão combinar com os armários. Com elas, você ganha um excelente espaço para deixar à mão potes com alimentos, temperos e também alguns itens de decoração, como quadros e plantas.

Use e abuse das prateleiras!

2. Seja criativo com as escadas

As escadas, muitas vezes, são as grandes vilãs da decoração. Ocupam espaço e deixam cantos sem muita utilidade. Tire essa ideia da cabeça! Pense nelas como um charme a mais e use a criatividade.

Se sua escada é daquelas que deixam um vão embaixo, aproveite para montar uma estante no local. Você pode fazer uma biblioteca e organizar os seus livros, pode colocar também documentos e papéis em caixas organizadoras e ainda colocar itens decorativos que vão compor de maneira elegante o ambiente.

Outra ótima ideia é colocar uma poltrona de leitura ou um sofá que pode ser solto ou planejado com o tamanho exato. Se optar pelo móvel planejado, aproveite para fazer gavetas embaixo, dessa forma você dá mais funcionalidade ao local.

Pense também em um home office. Se couber uma mesa de escritório e não for atrapalhar a passagem das outras pessoas, pode ser uma excelente opção.

O importante é perceber as necessidades da sua casa, pensando no que sente falta, para que o aproveitamento do espaço faça realmente sentido para a família.

3. Conte com gavetas com divisórias

Faça o exercício de abrir as gavetas da casa e veja como os itens guardados estão dispostos em cada uma. Se estiverem bagunçados é sinal de que o local não está bem aproveitado.

A solução para isso é colocar divisórias. Você vai ver como caberão mais coisas e elas estarão sempre organizadas! Essa é uma ideia que vale para todas as gavetas: da cozinha, dos quartos, do escritório.

Existem vários modelos de divisórias, que servem para determinados objetos. Por exemplo, divisórias para joias, para roupas íntimas, para talheres, para maquiagem, para ferramentas, entre outras.

Os materiais também são diversos, podem ser de plástico, de madeira, de acrílico, de vidro… Vai ao gosto do cliente.

4. Crie nichos

Nichos são maravilhosos para aproveitar os espaços da casa! Além de deixar qualquer lugar charmoso, organiza objetos de variados tamanhos.

Nos banheiros pequenos, os nichos dentro do box caem como luvas para colocar os shampoos, cremes e sabonetes. Ao invés de usar as prateleiras que atrapalham na hora do banho, invista nessa ideia!

Nichos também são excelentes para os cantos sem utilidade. Em quartos infantis, ficam ótimos para colocar ursos e brinquedos decorativos. É ainda uma boa opção para a sala de TV, para armazenar os controles, DVD`s e videogames.

Eles ficam lindos com itens de decoração e por aí vai. Adapte a ideia de acordo com sua necessidade, você vai amar o resultado final.

5. Aposte em objetos multifuncionais

Outra grande ideia para aproveitar os espaços da casa são os objetos multifuncionais. Por exemplo, a cama baú – excelente para quartos pequenos – é uma opção para guardar toalhas e roupas de cama que fazem muito volume nos armários.

Camas que permitem esconder os colchões também são ótimas alternativas para aproveitar espaço no quarto e é ideal para quem tem filhos adolescentes que gostam de trazer os amigos para dormir em casa.

Móveis funcionais – 3 em 1 ou 2 em 1 – com armário, cama e escritório juntos são sinônimos de praticidade e aproveitamento de espaço, vale a pena investir!

Considere também utilizar sofá-cama para a sala, sapateira com futon para servir de banco, mesas que podem ser estendidas – de 4 lugares para 6 lugares, por exemplo –, mesas de centro com puffs dentro, mesas com gavetas internas… Enfim, são muitas ideias que ajudam a aproveitar cada cantinho da casa.

6. Brinque com as alturas

Normalmente, além de lâmpadas e cortinas, o único objeto que é pendurado no teto é o varal de secar roupa. Mas isso já é coisa do passado! A cozinha ganha um toque especial se você também aproveitar o teto para colocar um suporte de panelas e outros utensílios.

A ideia já é usada na parede para colocar os talheres maiores à vista, mas que tal subir um pouco mais e deixar suas panelas também à mostra? Fica uma graça e bem mais prático na hora de cozinhar.

São muitas as dicas de como melhor aproveitar os espaços da casa. Você pode usar a imaginação de acordo com suas necessidades, lembrando sempre de harmonizar cores, pegar imagens como inspiração e, claro, pedir ajuda para um decorador que vai deixar seu lar mais bonito, aconchegante e organizado.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe eles também não estão precisando de uma ajudinha para aproveitar os espaços da casa?