2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Investir em lotes: entenda por que essa é uma boa opção

Investir em lotes pode ser uma grande oportunidade para quem deseja adquirir um patrimônio capaz de gerar renda ou simplesmente construir um imóvel para residência própria ou para fins comerciais.
Esse tipo de bem é considerado um dos melhores investimentos do mercado, uma vez que é muito seguro e pode gerar excelentes retornos financeiros no médio e longo prazo.
Adquirir um lote possui diversos outros benefícios. Nosso objetivo com este artigo é mostrar todas as vantagens que esse patrimônio pode proporcionar a uma pessoa, mesmo que ela não tenha muitos conhecimentos acerca de investimentos. Confira!

A diferença entre lote e terreno

Antes de começar a listar os benefícios, responderemos uma dúvida recorrente entre pessoas que desejam investir em lotes: “existe diferença entre lote e terreno?”. Ao contrário do que muitos pensam, os termos não são sinônimos.
Um terreno é um pedaço de terra, que pode ser vendido por inteiro ou fracionado. As frações dele são chamados de lotes. Para entender melhor os dois conceitos, vejamos um exemplo simples.
Suponhamos que uma empresa compra um terreno e resolve dividi-lo com para vender partes ou porções dele para terceiros. Essas parcelas que serão colocadas à venda são chamadas de lotes — eles são, portanto, as divisões de um terreno.
Entendida a diferença entre os conceitos, podemos passar à apresentação dos benefícios de investimento em lotes. Acompanhe!

Os benefícios de investir em lotes

Valorização ao longo do tempo

Geralmente, os lotes não sofrem desvalorização com o passar dos anos. Pelo contrário, é possível que eles ganhem valor caso sejam feitas melhorias na infraestrutura da região ou caso aconteça a instalação de algum centro comercial, empresa ou indústria onde o bem está localizado.
Além dos fatores citados anteriormente, existem outros que interferem positivamente no valor do imóvel, fazendo com que ele aumente de preço. Sendo assim, é importante ficar atento aos investimentos feitos em localidades diversas na cidade em que você deseja investir.
Para garantir a compra de um bom lote com previsão de valorização, é necessário adquiri-lo antes que a melhoria seja feita. É muito comum encontrarmos lotes que dobraram ou triplicaram o preço em um curto espaço de tempo pela simples instalação de algum empreendimento na área.
Além disso, os lotes têm um potencial de liquidez que é considerado extremamente alto por parte dos especialistas em investimentos e imóveis. Na maioria dos casos, eles são mais fáceis de vender que os imóveis prontos.

Investimento seguro

A aquisição de lotes é um investimento extremamente seguro e estável, se comparado com outros tipos de aplicações. O risco de investir em um imóvel desses é praticamente nulo, caso você saiba escolher um local propício à valorização ao longo do tempo.
Além disso, investir e lucrar com lotes é algo que não depende de conhecimentos acerca do mercado financeiro, da bolsa de valores ou da gestão e a administração de investimentos.

Investir em lotes constitui uma “poupança forçada”

Você sabia que adquirir um lote pode ser uma forma de constituir uma poupança de forma compulsória? Afinal, ao adquirir esse imóvel você pode economizar o dinheiro que seria gasto sem planejamento e, ainda, beneficiar-se da valorização do bem ao longo dos anos.
Vale ressaltar, ainda, que a valorização dos imóveis — em especial, dos lotes — é consideravelmente maior que a taxa de retorno da poupança, tornando o investimento em lotes mais rentável que ela. A rentabilidade de um lote é comparada à dos grandes investimentos do mercado financeiro.
Alguns especialistas arriscam dizer que a aquisição desses bens imóveis é mais rentável que a maioria das aplicações financeiras existentes no mercado. Isso implica dizer que adquirir um lote pode proporcionar, na venda, um ganho superior em relação ao depósito do mesmo valor na poupança ou em algum outro fundo de renda fixa ou variável.

Economia para quem deseja construir uma casa ou empreendimento

Comprar um lote para construir uma casa ou algum outro imóvel para fins comerciais é quase sempre mais barato que adquirir um empreendimento pronto para o uso. Afinal, quem realiza uma construção para revender deseja obter lucro na negociação, além de cobrir todas as despesas decorrentes da obra e da aquisição do lote.
Sendo assim, caso você tenha um bom valor para adquirir o imóvel — seja para instalar um novo negócio ou para construir uma casa —, é sempre mais vantajoso adquirir um lote e, em seguida, executar a construção.
Assim, você pode escolher a construtora que realizará a obra, negociar a compra dos materiais utilizados na construção, bem como solicitar pessoalmente os documentos necessários para a liberação de uso do empreendimento ou da residência.
Ainda em relação ao investimento em lotes para uso próprio, o comprador tem a possibilidade de planejar a construção, escolhendo cada matéria-prima de acordo com seu gosto pessoal — além disso, também existe a chance de acompanhar todas as fases do projeto, verificando se tudo está sendo executado conforme foi o planejado.
Por fim, caso não seja possível concluir a obra — ou, ainda, caso você deixe o lote sem nenhum beneficiamento —, todas as despesas que envolvem a manutenção desse bem, incluindo o IPTU, os impostos e as taxas municipais, são menores que aquelas aplicadas às construções finalizadas.

Facilidades no pagamento

Normalmente, na aquisição de lotes existem várias opções de pagamentos e de parcelamentos mais atrativos e negociáveis. Por ser um investimento considerado barato — se comparado à aquisição de imóveis prontos —, a compra de lotes oferece condições personalizadas e diferenciadas para quem deseja investir.

Aumento no patrimônio do proprietário

Adquirir um lote aumenta o valor do patrimônio do investidor. Além de ter a possibilidade de revender o imóvel, o proprietário pode utilizá-lo para uma série de outros investimentos — como a construção de um prédio comercial ou residencial, o que gera lucro e renda em médio e longo prazo.
Além disso, com um lote compondo o patrimônio de uma pessoa, ela terá mais chances de conseguir empréstimos e financiamentos bancários para utilização em outros investimentos. Afinal, os bancos e instituições financeiras podem utilizar o bem como garantia de pagamento para a concessão de crédito.
Por fim, antes de tomar a decisão pela aquisição de um lote, é necessário verificar se o mesmo encontra-se regular perante os órgãos de registro de imóveis como os Cartórios e as Prefeituras.
Essa verificação é essencial, pois proceder o registro de um lote após a aquisição pode ser um procedimento desgastante, além de gerar custos altos para o comprador. É muito comum encontrarmos lotes que foram comercializados mediante um recibo de compra e venda.
No entanto, vale ressaltar que esse documento não transfere a propriedade do imóvel. A única forma de transmissão de propriedade admitida pelo Código Civil de 2002 — legislação aplicada à compra e à venda de imóveis — é aquela realizada no cartório de registro de imóveis, mediante escritura pública.
Fique de olho nessas questões antes de investir o seu dinheiro!
Gostou dessas dicas sobre os benefícios de investir em lotes? Agora que você já conhece todas essas vantagens, está pronto para adquirir o seu lote? Então, leia agora nosso artigo sobre como utilizar uma carta de crédito para aquisição de imóveis. Até a próxima!