2186312802.8dd5717.d65d18afe0914f108c7e69cda99eeb40

Loteamento: 5 dicas para escolher um bom terreno

Quem está planejando construir em um condomínio fechado precisa entender como escolher um bom terreno dentro do loteamento. Existe uma grande variedade de lotes, com características diferentes, que vão bem além do preço.

Um bom lote precisa estar de acordo com seu projeto arquitetônico e com os valores que você acha mais importantes, como luz, silêncio, vista, privacidade, etc.
Veja algumas dicas que vão te ajudar a enxergar o lote ideal.

1 – Pergunte-se: funciona pra mim?

O mais importante na hora de escolher um loteamento para construir uma casa, seja ela para morar ou para passar os finais de semana, é ter a certeza de que a estrutura daquele local funciona para você. A distância é prática? A temperatura da região está dentro da sua preferência? Os serviços e comércio oferecidos na região cumprem suas expectativas? Afinal, é um investimento alto e de longo prazo.

2 – Preservação ambiental

Verifique com o corretor quais as áreas que você pode utilizar para construção no seu lote. A legislação ambiental é bem rígida quanto ao corte de árvores. Veja também se o loteamento possui reservas ambientais e se estão protegidas, para garantir que não haverá mudanças radicais naquele ambiente ao longo do tempo. Além disso, áreas de preservação dentro do condomínio tendem a valorizar os imóveis.

3 – Verifique a topografia e o solo

Esses dois aspectos contam muito na hora de construir. Terrenos mais inclinados tendem a ser mais baratos. No entanto, mais complexos de se trabalhar na hora de construir, podem deixar a obra mais cara. O solo também conta muito, tanto para a fundação da casa quanto para o paisagismo.

4 – Conheça a incorporadora

É muito importante que você saiba de quem está comprando. Verifique o histórico da incorporadora, veja referências sobre loteamentos anteriores, procure saber se já ocorreram problemas com outros clientes. Você pode usar o Google, as redes sociais, o Reclame Aqui, além de visitar outros loteamentos da mesma empresa. Prevenir é melhor que remediar.

5 – Esteja atento à documentação do terreno

Você pode conferir no cartório de registro de imóveis se o terreno está registrado. Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Solicite uma certidão negativa de ônus e alienações e confira as guias de IPTU para garantir que não existem débitos anteriores. Em caso de dúvidas, você pode usar os serviços de um advogado ou despachante imobiliário.

Comprar um lote e construir uma casa é a realização de um sonho. Fique atento as nossas dicas para que ele não vire um pesadelo.

Se você está procurando um loteamento seguro, pronto para construir, conheça o Vale Imperial, em Itabirito – MG. Fale com nossos consultores.