2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

O que avaliar ao escolher um banco para financiar um imóvel?

A decisão de financiar um imóvel deve ser tomada com muito cuidado! O sonho de ter a casa própria é importante. Então, a escolha pelo banco que estará envolvido no processo deve ser segura e satisfatória. Há uma série de fatores a serem analisados, de modo que tudo saia como planejado e sem problemas.

Questões como juros e condições de pagamento gerais variam de uma instituição para outra, e esse é o principal motivo que requer uma pesquisa mais aprofundada por parte de quem está prestes a fechar negócio. Que tal saber quais pontos são importantes de serem observados nesse momento?

O post a seguir ajudará você a analisar todas as condições envolvidas no negócio, de modo que decida pelo melhor banco no financiamento. Confia a seguir!

Taxa de juros do financiamento

Os juros estão entre as maiores preocupações de quem opta por adquirir um imóvel financiado. As taxas costumam variar de um banco para outro, e isso faz uma diferença significativa no valor final da compra. Não há como fugir deles, mas é preciso buscar números mais amenos.

É fundamental que o comprador faça uma pesquisa incessante, verificando todas as instituições financeiras possíveis, procurando saber como é essa taxa e se ela varia durante o tempo de financiamento. Por vezes isso acontece e o banco não informa em um primeiro momento. Entretanto, estando disposto no contrato, o banco se protege por lei. Por isso, é importante questionar.

Essencial também é verificar a possibilidade do aumento dos juros relacionado ao número de parcelas. Esses dois fatores estão ligados de modo que, quanto mais parcelas, maiores podem ser as taxas. Vale a pena o comprador julgar se é conveniente a ele.

Tempo para quitação da dívida

A flexibilidade em relação ao prazo para quitar o financiamento é um fator muito importante, já que ele tem influência direta no valor das parcelas. Quanto maior for, menor o valor mensal que o comprador precisa disponibilizar para honrar com a dívida. Há muitos financiamentos que estendem esse prazo para 360 meses, mas será que vale a pena?

É preciso analisar se o valor das parcelas e mantém fixo do início ao fim, o que geralmente não acontece, especialmente quando é esse exemplo que citamos. Os últimos 60 meses acabam sendo de parcelas bem menores, que, se diluídas nos outros 300 meses, não fazem tanta diferença no valor final, sem comprometer muita coisa no orçamento mensal do comprador.

Em contrapartida, há bancos que não oferecem um prazo tão extenso, o que praticamente inviabiliza a compra do imóvel. Nesses casos, o melhor a se fazer é buscar um que atenda exatamente as necessidades pessoais, mas sempre observando se é preciso se estender muito.

Custo Efetivo Total para financiar um imóvel

Poucas pessoas físicas têm conhecimento sobre o CET (Custo Efetivo Total) do financiamento. Entretanto, ele é um fator muito importante na hora de fechar um imóvel, tendo em vista que essa sigla significa exatamente tudo que você vai pagar ao final do prazo de quitação da dívida.

Quem compra um imóvel nessa modalidade não paga apenas rigorosamente o valor dele, pois há muitos outros itens envolvidos e que são cobrados pelo banco. A grande questão é encontrar uma instituição que ofereça um menor CET para a compra do imóvel. Isso deve ser informado ao cliente antes de fechar negócio.

Esse conceito de Custo Efetivo Total existe porque há, além da taxa de juros, valores gerais que são considerados como despesas necessárias no financiamento, como alguns seguros e custos de transações e outras ações necessárias ao processo. Desse modo, os bancos repassam os valores no custo final, o que é preciso ser observado sempre pelo comprador.

Qualidade de atendimento

A contratação de um financiamento não é um processo tão rápido, além de o comprador depender muito do banco para colher informações e realizar procedimentos obrigatórios para fechar o negócio. É importante que essa instituição ofereça o melhor atendimento possível, sanando todas as dúvidas de quem deseja realizar a compra.

Se em um primeiro momento o cliente sentir que o atendimento não está sendo adequado, pode ser um sinal de que esse banco não vai oferecer o esclarecimento de todas as questões necessárias durante o processo de conclusão e assinatura do contrato. Isso pode gerar dúvidas e incertezas, de modo que o comprador se sinta insatisfeito.

É fundamental contar com o banco, já que é obrigação dele atender o cliente da melhor maneira possível, com muita atenção, disponibilidade e gentileza. O comprador deve levar em consideração que está fechando um negócio de altos valores e tem o direito de exigir o melhor atendimento possível. Caso contrário, melhor escolher outra instituição financeira.

Nível de burocracia nos processos

A burocracia infelizmente será muito comum nos processos necessários para realizar o financiamento. A entrega de documentos e os registros necessários pelo banco e comprador precisam ser cumpridos rigorosamente, para que o negócio seja seguro aos dois lados. Entretanto, é possível buscar instituições que agilizem os processos.

Busque saber o tempo de finalização de cada um dos processos antes mesmo de começar a realizar tudo envolvido ao financiamento. Se julgar que esse tempo é muito alto, avalie junto a outros bancos quanto tempo eles levam para realizar os mesmos procedimentos. Há bancos que prezam por agilizar tudo, oferecendo muitas vantagens para os compradores.

Algumas instituições oferecem a possibilidade de realizar preenchimento de dados e entrega de documentos totalmente online, por meio de plataformas rápidas e seguras. Alguns bancos até mesmo realizam tudo nesses ambientes, sem precisa de deslocamento do cliente. De um modo geral, esse tipo de processo diminui a burocracia e reduz o tempo de conclusão desse período de contratação.

Financiar um imóvel é um negócio grande, com muitos custos e processos incluídos. É importante analisar todos esses detalhes para escolher o banco certo, que vai facilitar tudo e oferecer ótimas condições para a conclusão do negócio!

Após saber como escolher melhor banco, você tem alguma dúvida acerca do financiamento imobiliário? Temos um conteúdo especial que vai ajudar você a sanar todas elas! Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *