2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Qualidade de vida: 16 dicas para ter uma vida mais tranquila

Qualidade de vida é um termo subjetivo. Somos pessoas diferentes, então, é desafiador mensurar uma vida de qualidade — justamente porque isso pode ter os mais variados significados para cada um.

No entanto, de uma forma geral, esse termo diz respeito a uma vida mais equilibrada, satisfatória e sempre de acordo com os valores e expectativas de cada pessoa. Entretanto, quando isso não é observado, vai haver um grande impacto na saúde física e mental de um indivíduo.

Há certas medidas a serem tomadas que fazem bem para o seu corpo e mente e que, combinadas, impactam positivamente na qualidade de vida das pessoas. Entenda mais sobre isso lendo o post a seguir!

1. Cuide da sua hidratação

Pode parecer bobo, mas beber água o suficiente é essencial para o bom funcionamento do seu organismo. Não basta fazer isso apenas quando sentir sede — até porque, para alguns, ela só vem quando a pessoa já está desidratada. Assim, procure beber cerca de dois litros por dia, todos os dias.

2. Durma bem sempre que possível

qualidade do seu sono tem um impacto direto no equilíbrio do seu metabolismo. Isso afeta o seu humor — quando estamos cansados, é comum nos sentirmos mais facilmente irritados — e também a sua saúde a longo prazo. O ideal é dormir em torno de oito horas todas as noites.

3. Faça exercícios físicos frequentemente

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos benefícios de se exercitar regularmente. Os exercícios ajudam a manter a boa forma, liberam hormônios causadores do bem-estar e são ótimos para fugir do estresse e da tensão.

4. Entre em contato com a natureza

Falando em fugir do estresse, também é preciso ter um tempo para se desligar da sua vida de trabalho e focar apenas em você, na sua família, nos amigos e na natureza.

Saber quando você precisa de um escape é essencial — e casas no campo, longe da loucura da cidade, são perfeitas para praticar a tranquilidade.

5. Separe um tempo para o lazer

A palavra-chave para melhorar a vida de qualquer um é equilíbrio. Por isso, é importante ter em mente que você pode — e deve! — ter tempo para se divertir e estar ao lado das pessoas que você mais ama. Ir ao cinema ou a um churrasco podem te fazer muito bem.

Ironicamente, seu lazer e descanso não são coisas que você deve levar na brincadeira. São um dever consigo mesmo, até para que você consiga trabalhar melhor depois.

6. Pratique meditação

Meditar, nada mais é, do que descansar a mente e se concentrar apenas naquele momento. É uma técnica que consiste em sentar-se em silêncio e deixar com que seus pensamentos passem sem se apegar a eles.

Você não precisa praticá-la da forma tradicional, mas procure separar alguns minutos diariamente apenas para aproveitar a sua própria companhia.

7. Mantenha os seus arredores limpos e organizados

Um ambiente limpinho naturalmente pode fazer com que nos sintamos melhores, ainda mais se passamos muito tempo nele. Vale a pena separar cinco minutos todos os dias para fazer uma organização rápida da casa, o que evita que a bagunça e a sujeira se acumulem.

Adquira esse hábito, principalmente, em relação aos lugares que você utiliza para relaxar, pois isso melhorará a sua qualidade de vida e a tranquilidade.

Outra dica é sempre limpar e organizar o seu ambiente de trabalho, que, como veremos, é fundamental para a sua satisfação do dia a dia. Por isso, é importante que você se sinta bem nele.

8. Tenha sua alimentação sob controle

A nossa saúde mental tem tudo a ver com a saúde do corpo. Afinal, quando estamos ingerindo os nutrientes necessários, nos sentimos muito mais bem dispostos. Por isso, manter uma boa alimentação é tão importante.

É claro que podem rolar exceções. Novamente, a palavra-chave aqui é equilíbrio. Não deixe com que essas exceções se tornem hábitos! Trate o seu corpo com todo o carinho e cuidado que ele merece.

9. Saiba aceitar ajuda médica quando necessário

Se você sente que há algo de errado com o seu organismo, não hesite em procurar um médico que possa te ajudar. Adiar isso, geralmente, só faz com que as coisas fiquem piores e adiciona estresse à sua rotina.

Faça todos os seus exames em dia e, se aparecer algum sintoma suspeito, não deixe que o orgulho ou a preguiça sirvam como obstáculo para a melhoria. Pode parecer a opção mais prática naquele momento, mas só te atrasa a longo prazo.

10. Encontre um hobby

Ter alguma atividade que você ama e faz por puro prazer é ótimo, e ainda ajuda a desenvolver suas habilidades. Não importa qual seja! O que vale é que você tenha aquele momento para descontrair, trabalhar sua mente de uma forma mais leve e estimular a criatividade.

Manter a mente ativa é imprescindível para uma boa saúde mental, e isso não é atingido apenas com trabalho. Seu hobby é um grande aliado na busca por uma boa qualidade de vida.

11. Diga sim às coisas

A quantidade de coisas que acabamos não vivendo, por medo, é muito grande. Desafie a si você mesmo e diga sim para coisas novas, afinal, você pode descobrir várias atividades de que gosta bastante e nem sabia.

Tente ao máximo incluir isso em seu dia a dia. Você pode descobrir novos hobbies, fazendo amigos e conhecendo lugares que farão bem a você.

12. Dê valor às pequenas coisas

Mesmo os menores gestos podem ter um grande impacto na nossa vida. Há, inclusive, estudos que comprovam que pessoas que sorriem mais se sentem mais felizes.

Por isso, valorize as coisas pequenas: sorria mais para quem você ama, abrace mais as pessoas e saiba expressar o quanto você gosta delas. Com o tempo, elas também começarão a se sentir mais à vontade para fazer o mesmo por você. Essa troca de positividade é essencial.

Fazendo isso, você terá mais satisfação no dia a dia, saberá aproveitar os momentos e melhorará o seu humor. Isso traz vários benefícios e contagiará, também, as pessoas ao seu redor.

13. Pense positivo

Toda essa positividade que mencionamos no item anterior começa de dentro para fora. É daí que vem a importância de pensar de forma otimista.

É claro que isso não é sempre uma tarefa fácil, mas um longo processo. Porém, todas as coisas têm um lado bom e um lado ruim, e o segredo está em se condicionar a focar nas boas e aceitar as ruins como uma parte essencial da vida que pode te ensinar muito.

Saiba aceitar a vida que você tem. É normal e até saudável que você sempre deseje mais para si, mas isso não significa que você não possa valorizar o que já conquistou.

Faça disso um exercício: pense, todas as noites, em três coisas que te deixaram feliz naquele dia. Se quiser, você pode até anotá-las e ter um registro de motivos para sorrir quando a vida ficar difícil.

14. Aumente a sua satisfação no trabalho

O trabalho ocupa grande parte da nossa vida. Geralmente, um emprego de carteira assinada abrange 8 horas diárias da mesma atividade, por isso, ter satisfação e bem-estar durante o expediente é fundamental para uma vida mais tranquila.

Dessa forma, opte por uma profissão de que você goste. Parece clichê, mas isso é fundamental para a satisfação no trabalho, o que, muitas vezes, não acontece.

Nesses casos não despreze os momentos de descanso e não se sobrecarregue, para não acabar tendo um estresse desnecessário. Tente fazer alongamentos durante o expediente e manter uma postura correta.

Isso alivia a tensão do trabalho e ajuda a relaxar durante a jornada diária. É importante também tentar confraternizar com os colegas de trabalho e ficar próximo de pessoas de que você gosta. Com companheiros que te tratam bem e que você gosta da companhia durante o expediente, fica mais fácil trabalhar satisfeito.

15. Organize-se

Ser desorganizado é um problema muito recorrente que acaba deixando a vida menos tranquila. Muitas vezes, ao não achar objetos, documentos importantes ou números de telefone, você acaba ficando ansioso e diminuindo o bem-estar.

Tenha uma agenda para anotar compromissos importantes, organize seus documentos e papéis em locais certos e de fácil acesso: defina um espaço específico para cada coisa. Assim, sempre que você precisar de algo,  saberá onde encontrar, e isso é fundamental para relaxar e ter uma vida mais leve.

16. Evite vícios

As primeiras coisas que pensamos ao falar de vícios são drogas e álcool. Porém, todos os hábitos e comportamentos excessivos que atrapalham o desenvolvimento pessoal e profissional de alguém podem ser considerados vícios.

Assim, é importante evitá-los ao máximo. Um dos mais comuns hoje em dia é o uso excessivo de redes sociais e bate-papo. Ficar muito tempo com o smartphone utilizando esses recursos pode prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar. O convívio social pode diminuir e a rotina fica afetada, o que traz consequências perigosas.

A procrastinação também pode ser considerada um vício: deixar tudo para depois, resolver problemas somente no dia seguinte etc. Isso faz com que a pessoa perca prazos, diminua seu rendimento no trabalho e comece a receber cobranças do chefe e da própria família.

O primeiro passo para combater um vício é identificá-lo. Veja se há algum comportamento que está atrapalhando a sua rotina e prejudicando seu convívio social e procure formas de acabar com isso.

Seguindo essas dicas, você com certeza melhorará a sua qualidade de vida e terá uma rotina mais tranquila, seja em casa ou no trabalho, o que aumentará o seu bom-humor e disposição.

Agora que você já conhece boas dicas para melhorar a qualidade de vida, não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais e informar mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *