2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Quintal de casa: como aproveitar ao máximo esse espaço?

Com a rotina corrida e cada vez mais consumida pelo trabalho, você sente que a qualidade do tempo destinado ao lazer, descanso, convívio e, principalmente, acompanhamento do crescimento dos seus filhos tem sido insuficiente? Pois saiba que o quintal de casa pode ser a solução para esse problema.
Isso porque essa parte do nosso lar, quando bem utilizada, pode estimular momentos de diversão, proporcionar atividades que aumentam e fortalecem os laços familiares e servir com um ambiente capaz de relaxar e gerar qualidade de vida.
Quer saber como isso é possível? Então confira nossas sugestões para aproveitar, de fato, essa área!

Crie um espaço para cuidar dos pets

É difícil não pensar em quintal de casa e, automaticamente, associá-lo com os pets, não é verdade? Isso porque muitos dos adultos de hoje cresceram em lares onde era comum criar um ou mais animais nesse espaço, justamente por eles terem mais liberdade para brincar, se exercitar e, claro, fazer as necessidades.

Não é à toa que muitos pais sentem vontade de resgatar esses “velhos tempos” e também proporcioná-los aos filhos para que tenham uma infância similar a deles. Portanto, porque não aprove aproveitar o espaço para esse intuito?
Se a sua família gosta de cães, que tal adotar alguns companheiros de quatro patas e montar casinhas de cachorro? Você pode, inclusive, criar áreas para que eles se exercitem junto com as crianças. Elas podem conter, por exemplo, pequenos túneis e rampas.
Porém, eles não são os únicos tipos de animais de estimação para se ter. Dependendo do espaço (e da vontade de criar) que se tem, bichos como galinhas, coelhos e peixes — em lagos artificiais — são boas alternativas.

Cultive uma horta

Outra forma de aproveitar o quintal de casa é usá-lo para cultivar uma horta. Mas, se você pensa que essa é uma tarefa difícil e que exige tempo e dedicação, não poderia estar mais enganado! Você precisará apenas demarcar os canteiros e ter os itens necessários para plantio — compostos orgânicos e fertilizantes.
Além disso, é claro, será necessária uma seleção prévia das espécies que serão plantadas. Você pode optar por um tipo de hortaliça por conta do clima local ou uma gama delas, fica ao seu critério. Algumas das mais comuns são:

  • hortaliça-flor: brócolis, aspargo e alcachofra;
  • hortaliça-folha: alface, espinafre, repolho e rúcula;
  • hortaliça-fruto: melancia, tomate, pepino e abóbora;
  • hortaliça-legume: ervilha e lentilha;
  • hortaliça-raiz: nabo, cenoura e cebola; e
  • hortaliça-condimento: orégano, manjericão e alecrim.


Essa é uma atividade que pode ser feita em família, servir para estimular o contato dos filhos com a natureza e, de quebra, tornar a alimentação de todos muito mais saudável e balanceada — uma vez que vocês poderão comer o que cultivam. E, caso queira ir além, também é possível investir no plantio de árvores. Que tal?

Faça uma casa na árvore

A nossa terceira dica já é para quem gosta de colocar a mão na massa. Por isso, que tal montar uma casa na árvore para as crianças? Essa é uma atividade que leva um certo tempo para ser finalizada e que demanda habilidade, é fato, mas é uma excelente experiência para compartilhar com os filhos.
Afinal, eles podem te auxiliar durante todas as etapas de montagem — exceto quanto ao manuseio de ferramentas, estruturas metálicas ou objetos cortantes para que não se machuquem. Mas não só isso, já que esses momentos juntos vão gerar oportunidades de diálogo, interação e união familiar.
E sabe o que é melhor? Essa casa não precisa ser no topo de uma árvore, mas sim ao redor dela e com elevação máxima de um metro em relação ao solo. Dessa forma, previne-se acidentes ou quedas de grandes alturas.
Para finalizá-la, dá para inserir escorregador, balanço e rede de apoio para que os pequenos possam descer sem dificuldade. Já no interior da estrutura de madeira, é interessante incluir colchonetes, espaço para desenhos e área de jogos, como videogames e televisão.

Crie uma área de lazer com o quintal de casa

Você é do tipo que gosta de receber a família e os amigos em casa para aquele almoço no final de semana com música boa, mesa farta e muita diversão? Então usar o quintal de casa para criar uma área de lazer é, sem dúvidas, a melhor opção. Para tanto, você deve levar em conta alguns aspectos, como conveniência, praticidade e conforto.
Isso é importante para que esse espaço seja multifuncional e agrade tanto a adultos quanto as crianças. Portanto, pegue um bloco de notas e escreva tudo aquilo que achar importante e que não deve faltar no local. Abaixo, nós damos algumas sugestões para lhe ajudar nessa tarefa:

  • churrasqueira e forno a lenha para pães, pizzas etc;
  • piscina — se possível, uma infantil e uma adulta;
  • bar móvel para preparo de drinks e coquetéis;
  • adega refrigerada para vinho e outras bebidas fermentadas;
  • acessórios para karaokê (televisão, DVD player e microfones);
  • jogos de tabuleiros, sinuca e pebolim;
  • mini traves de gol para campos de futebol reduzidos (3m x 5m).

Monte um cinema ao ar livre

Sim, você não leu errado! É possível transformar o quintal de casa em um cinema ao ar livre e curtir esse momento nostalgia sob o céu estrelado com sua família. Só de imaginar já dá uma sensação boa, não é mesmo?
Pois saiba que para fazê-lo é tão simples, que você vai se perguntar como não pensou nisso antes. Basta apenas três itens: projetor portátil, tela de projeção e notebook.
Em posse deles, você precisará de uma área para pendurar a tela de projeção. Pode ser em uma parede ou entre duas árvores, por exemplo. Depois, basta conectar o projetor ao notebook, colocá-lo de encontro a tela e dar “play” no filme, seja ele de época, uma animação ou um clássico que você queira apresentar aos seus filhos.
Para complementar o ambiente e deixá-lo bastante confortável para todos, você deve dispor no chão colchonetes, puffs redondos, futtons e almofadas. Ah, não vale esquecer, é claro, da pipoca!
Como você viu, não faltam opções para aproveitar ao máximo o quintal de casa e torná-lo um lugar confortável, relaxante e fonte de entretenimento que vai proporcionar bem-estar e qualidade de vida para você e sua família. Por isso, não deixe de adotar uma das nossas dicas e compartilhá-las nas redes sociais com seus amigos para inspirá-los!
No Condomínio Vale Imperial temos lotes de 810m² com muito espaço para que você e sua família possam aproveitar bem essas dicas. Clique aqui e conheça o Vale Imperial!