2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Saiba como planejar e ler a planta de uma casa

Quem nunca sonhou em planejar sua própria casa? Se a compra da casa própria já é, por si só, uma realização pessoal, imagina se ela for do jeitinho que você sempre sonhou!

Entretanto, desenhar um imóvel é um projeto arquitetônico que exige certos conhecimentos específicos. Confira agora as nossas dicas para planejar e ler a planta de uma casa sem complicações.

O que é a planta de uma casa e para que ela serve?

Também chamada de planta baixa, a planta de uma casa é o desenho de uma construção feito a partir de 1,5 metro da base. É como construir a casa e cortá-la horizontalmente nessa altura, observando seu interior por essa “tampa” que foi aberta.

É por esse esquema que se observam a disposição dos cômodos, as medidas e espessuras das portas e paredes, além de outras marcações indispensáveis para a construção.

A planta é o balizador de todo projeto, já que a partir dela se definem os detalhes de instalação hidráulica, fiação elétrica, inclinação do telhado, esquadrias e especificações do alicerce. Esse trabalho torna possível, também, que se visualize a posição da construção dentro do terreno.

Além disso, na planta estão descritas a largura e a altura das janelas e a localização de pias e vasos sanitários.

Em geral, é esse o desenho entregue para os pedreiros ou para a construtora que ficará responsável por levantar a propriedade.

Como ler a planta?

O primeiro passo para que você leia a planta de uma casa é entender os elementos, os símbolos e as convenções desse tipo de esquema.

É importante compreender que a planta é uma representação gráfica em miniatura, mas não um simples desenho reduzido. As medidas são proporcionais, e a escala utilizada, em geral, é a 1:50. Isso quer dizer que cada centímetro desenhado equivale a 50 centímetros reais.

Uma parede de 2 centímetros de largura, portanto, equivale a uma parede de 2 metros. Mas você não precisa pegar uma calculadora e sair medindo os cômodos; a planta também informa a metragem de cada espaço da casa.

Flechas no local onde está representado o telhado indicam a inclinação que será aplicada na construção. As telhas estão representadas por diversas linhas paralelas.

Esse detalhe é importante, já que cada tipo de telha exige um grau de inclinação. Qualquer erro nessa parte pode causar problemas futuros com relação à água da chuva ou telhas que se soltam da estrutura de base.

A marcação de portas é feita por meio de um semicírculo que indica a direção para onde a porta abre. Essa informação é essencial para que o proprietário planeje a distribuição dos móveis da casa e avalie as áreas de circulação.

Embora hoje existam os projetos em 3D, a planta baixa é a melhor opção para visualizar o tamanho do imóvel e entender se a casa é funcional.

Nos cômodos onde há a necessidade de planejamento hidráulico, é possível observar desenhos de pias, tanques e outros objetos que exigem a instalação. Esses são detalhes importantes, pois o cômodo que vai receber o encanamento precisa estar preparado para isso.

Como começar a elaborar a planta?

A fim de que você consiga elaborar por conta própria o projeto de sua casa é preciso atenção a alguns detalhes. Ainda que a construtora esteja apta a alertá-lo para certos erros, o ideal é que tudo saia conforme você planejou, não é mesmo?

Você pode começar com lápis e papel, mas o ideal é que você use um software especializado para a elaboração de plantas de casa.

Tenha em mãos o tamanho do terreno e da casa que você pretende construir, para que a distribuição dos cômodos e seus tamanhos sejam fidedignos e possíveis.

No papel, divida o imóvel em cômodos e escreva o nome de cada um, também com uma estimativa de tamanho  posteriormente o computador ajudará você com uma versão definitiva. 

Represente seus móveis com desenhos para conseguir visualizar o tamanho da área de circulação e ver se é melhor modificar seus cômodos.

Tome o máximo de cuidado para não elaborar um quadrado sem entradas! Planeje suas portas e janelas de acordo com a posição do sol e imagine-se circulando pelo imóvel.

Procure não se limitar à sala, cozinha e quarto e planeje, também, quanto do imóvel será reservado para área de serviço e garagem. Esses espaços são facilmente esquecidos, e isso pode causar um aborrecimento bem grande no futuro.

Que cuidados devo tomar na hora de planejar a planta?

Certifique-se de que o projeto da sua casa leva em conta o recuo, ou seja, a distância entre a parede e o muro da sua casa. A legislação de cada município pode determinar um número, mas, em geral, o recuo deve ser de 1,5 metro na lateral e de 5 metros na fachada.

Considere a espessura das paredes. A ponta fina de um lápis pode fazer uma grande diferença no resultado da construção se a espessura não for bem detalhada. Elas costumam ter 15 cm, mas podem exigir outras dimensões, dependendo da estrutura e do material utilizado.

Evite criar corredores na planta da sua casa. Eles ocupam espaço e não têm quase nenhuma funcionalidade.

Pense na iluminação e na ventilação do ambiente. A entrada de luz solar economiza energia e valoriza o imóvel. Para que o espaço seja arejado, é comum criar a ventilação cruzada, ou seja, planejar janelas e entradas de ar em lados opostos para que o haja circulação pela casa.

Devo procurar consultoria profissional?

Ainda que qualquer pessoa possa começar agora a criar o projeto de um imóvel, esse é um trabalho que deve ser acompanhado por um arquiteto. Esse profissional vai analisar a viabilidade da sua construção e terá olhar clínico para identificar os detalhes que podem resultar em problemas no futuro.

O arquiteto também é o profissional mais indicado para planejar sua obra de acordo com os materiais que você quer utilizar e a verba que você tem  tudo sem comprometer a qualidade e a segurança.

Não hesite na hora de contratar um arquiteto para assinar a planta de uma casa e tenha o imóvel que sempre sonhou. Você pensa em construir sua casa e não sabe por onde começar? Leia agora nosso post com dicas para planejar sua construção e nada dar errado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *