2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Vai construir em condomínio? Veja 7 vantagens!

Afinal, por que construir em condomínio? Essa é uma grande dúvida da maioria das pessoas que pretendem fazer um investimento imobiliário, mas desconhecem os benefícios desses locais e acabam deixando essa opção de lado.
Porém, a escolha por condomínios fechados tem aumentado no Brasil, especialmente em cidades maiores, onde as opções são escassas — a maior parte está em prédios antigos —, ao contrário dos condomínios, onde a qualidade de vida é superior.
Preparamos este artigo para lhe mostrar sete vantagens de construir em condomínio. Confira:

1. Áreas de lazer

Uma grande vantagem dos condomínios é a variedade de opções para lazer, como quadras, piscinas, parques, salões de jogos, pistas de corrida, entre outras.

Essas áreas são uma ótima escolha para famílias com crianças, pois são locais seguros em que os filhos podem aproveitar o momento de lazer sem a necessidade de supervisão constante dos pais.
Além disso, as casas em condomínios fechados, em geral, possuem plantas maiores. Dessa maneira, é possível utilizar esses espaços para fins de lazer, como varandas, horta, local para animais, piscina ou playground para crianças.

2. Segurança

Os condomínios fechados contam com portaria 24 horas, monitoramento por câmeras, ronda noturna e cercas elétricas, o que garante a segurança total dos moradores.
Isso faz com que as casas em condomínios sejam uma ótima opção para proprietários que desejam um local mais amplo para morar, mas também querem usufruir da segurança que, em geral, só é oferecida por prédios de apartamentos.
Além disso, a segurança dentro do condomínio também é alta, já que o local é frequentado somente por pessoas autorizadas, o que reduz as chances de roubos e assaltos.
Outro benefício relacionado à segurança é a possibilidade de frequentar as áreas de lazer com total liberdade, sem a preocupação de que pessoas estranhas possam causar problemas.

3. Privacidade

Outro motivo que leva à escolha dos condomínios fechados é a privacidade. Como a entrada é controlada, já que é um ambiente privado, os moradores eliminam as chances de pessoas estranhas circulando pelos arredores, como ambulantes e entregadores de panfletos, por exemplo.
A movimentação nesses lugares é restrita aos moradores e seus convidados, que frequentam o local estando cientes de que devem respeitar a privacidade dos outros condôminos, o que evita inconvenientes.
Mesmo que as casas estejam próximas umas das outras, o que é comum em condomínios fechados, o contato é muito menor quando comparado aos apartamentos — pois nesses locais os vizinhos estão muito mais próximos.
Nos condomínios, os vizinhos não dividem a mesma parede nem as portas são de frente uma da outra, o que aumenta consideravelmente a privacidade.

4. Tranquilidade

Condomínios possuem regras pré-estabelecidas para facilitar a convivência entre os moradores, o que resulta em um ambiente mais calmo e sossegado.
Esses locais também costumam ser afastados dos grandes centros urbanos, especialmente pela grande extensão territorial que ocupam. Logo, os barulhos das indústrias e do trânsito não são um problema para os moradores, que podem viver em um lugar calmo e silencioso.

Além disso, nos condomínios fechados as casas não ficam tão próximas umas das outras — mesmo quando são geminadas. Isso evita que os barulhos dos vizinhos acabem incomodando, como é o caso de apartamentos — especialmente os ruídos vindos do andar superior, como pessoas caminhando ou objetos caindo no chão.
Assim, os moradores poderão desfrutar da tranquilidade e do silêncio em sua casa sem serem incomodados por vizinhos que possuem hábitos diferentes.

5. Qualidade de vida

A qualidade de vida em condomínios fechados é excelente, especialmente quando comparada aos apartamentos que ficam nos grandes centros urbanos.
Além dos espaços mais amplos, que permitem uma melhor locomoção dentro do ambiente, as casas são mais arejadas, resultando em mais circulação de vento e maior entrada da luz do sol, reduzindo a concentração de bactérias e microrganismos que causam doenças, como resfriados.
Outro fator que melhora a qualidade de vida em condomínios fechados é que, na maior parte desses locais, há amplas áreas verdes. Isso, aliado à distância desses lugares dos grandes centros urbanos, reduz consideravelmente a quantidade de poluição desses locais, reduzindo os problemas de saúde — especialmente os respiratórios.

6. Valorização

As casas localizadas em condomínios fechados tendem a ser mais valorizadas, pois o mercado vê essas construções de outra maneira. Esse fato é consequência de algumas características desses ambientes, como a segurança — tópico que nós já explicitamos antes.
Mas não é só isso: o padrão de construção nos condomínios é outro elemento que eleva a valorização dos imóveis nesse local. Isso acontece pois há um padrão mínimo para os projetos nesses lugares, o que resulta em obras de qualidade, agregando valor ao condomínio como um todo.
A organização e estilo de vida também podem ser incluídos nesse tópico. Como existem regras básicas de convivência nos condomínios fechados, isso atraí pessoas que desejam o mesmo estilo de vida. Logo, problemas relacionados aos vizinhos que se comportam mal praticamente não existem nesses locais, o que chama a atenção de muitos moradores.
Mesmo que o intuito inicial de quem deseja construir em condomínio não seja vender seu imóvel, esse é um ponto que deve ser levado em consideração — caso seja necessário realizar negociações no futuro, por exemplo.

7. Localização

Muitas pessoas deixam de optar pelos condomínios fechados devido à localização, pois eles ficam afastados dos grandes centros urbanos. Porém, engana-se quem acredita que esses locais estão totalmente isolados. Os bairros são estrategicamente selecionados, priorizando o conforto e a segurança dos moradores.
Em geral, os condomínios fechados buscam estar próximos de comércios para garantir que as necessidades básicas dos moradores possam ser satisfeitas. Assim, estão sempre a poucos minutos de farmácias, supermercados, escolas, parques, lojas e até mesmo shoppings, o que torna a rotina dos moradores mais cômoda e prática.
Percebeu como é vantajoso construir em condomínio fechado? Além do charme especial que esses lugares possuem, eles permitem que se viva em uma casa de bairro aberto com total segurança e conforto, garantindo também uma qualidade de vida excelente aos moradores.
Gostou do nosso post sobre os benefícios de se construir em condomínio? Então siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as atualizações dessa área!
Conheça também o Condomínio Vale Imperial!