2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Vale a pena comprar lotes para revenda?

Existem diversas formas de investimentos que podem trazer bons resultados. Porém, muitos deles são arriscados e várias pessoas não querem investir em algo que possa trazer prejuízo. Uma boa forma de obter lucro com poucos riscos é comprar lotes para revenda. Geralmente há valorização e segurança de um bom retorno.
Porém, como todo negócio, alguns cuidados devem ser tomados, para que haja o retorno esperado. Por isso preparamos este post, mostrando as vantagens desse investimento e dando algumas dicas ao fazê-lo. Confira!

Vantagens de investir em lotes para revenda

O investimento em lotes para revenda pode ser muito lucrativo. É comum que haja a valorização do imóvel, inclusive rendendo mais que o aluguel em várias regiões.
Em São Paulo, por exemplo, em 2016 a média de valorização dos terrenos foi de 4%, já os alugueis desvalorizaram cerca de 3%, o que fez eles renderem menos que a poupança.
De qualquer forma, revenda ou aluguel, comprar um imóvel pode ser uma aposta, afinal a poupança não tem chances de render mais, já um imóvel pode aumentar seu valor.
Além disso, a compra de um lote se torna mais fácil do que uma casa. Isso porque há menos detalhes para levar em consideração.
Uma residência pronta precisa de reparos, manutenção, deve ser levado em conta o estilo da construção, decoração etc., pois isso pode desvalorizar o investimento,
Já um lote terá menos quesitos para serem observados, como tamanho do terreno, localização, vizinhança e valor, todos que também devem ser vistos na casa.

Como escolher lotes para revenda

Investir em lote para revenda pode ser um bom negócio, mas é preciso ter cuidado: existem algumas variáveis que devem ser consideradas na hora da escolha.
Por isso a seguir daremos algumas dicas de como escolher lotes para revenda, levando em consideração quem deseja entrar para esse ramo:

Acompanhe as variáveis do mercado

As compras de lotes para revenda devem ser bem analisadas. Antes de fechar qualquer negócio é preciso estudar bem o mercado e como ele se comporta na sua região.
Alguns locais valorizam mais que outros, e muitos inclusive podem desvalorizar dependendo do que está sendo construído ou feito nos arredores. Por isso é importante saber o preço médio de cada local.
Isso deve ser analisado por um período de tempo, pois as flutuações não acontecem de um dia para o outro, e se você fizer a compra sem ter uma base, poderá pagar muito caro por um terreno que não terá liquidez.
Ou mesmo comprar um lote em um local onde está ocorrendo uma desvalorização e perder dinheiro.
O importante aqui é não ter pressa, comprar um lote sem analisar e acompanhar o mercado por um tempo pode acarretar um mau negócio.
Por outro lado, analisando bem a região, os valores cobrados normalmente e como anda a valorização, comprar um lote para revenda, com certeza, trará lucro.

Verifique o tamanho e estado do lote

O tamanho do lote pode repercutir no valor da revenda. Isso se deve ao fato de que a procura pode ser por dimensões específicas, dependendo do local onde se encontra o terreno.
Se o lote for muito grande, pode não atrair compradores devido ao preço mais elevado, porém, se for pequeno demais também pode não ser tão requisitado.
Por isso o ideal é saber qual é a procura para determinados tamanhos, e investir no que será mais lucrativo ou venderá mais rápido, dependendo da sua necessidade.
Além do tamanho, a forma do lote também é importante. Os que têm a frente maior dão a possibilidade de construir casas mais imponentes e com fachadas diferenciadas.
Aqueles que têm uma metragem maior de comprimento proporcionam residências com um grande jardim ou quintal, que são bem requisitados.
Porém, os terrenos com formatos irregulares são mais difíceis de aproveitar com a construção, havendo a necessidade de contratação de engenheiros ou arquitetos, por isso seu valor pode ser mais reduzido.
É importante verificar nos arredores como é o padrão das casas já construídas, e os lotes que estão sendo vendidos, para saber quais têm mais procura e qual estilo de terreno vende mais e por um preço mais atraente.

Faça uma pesquisa de interessados

É possível fazer uma pesquisa de interessados na compra do lote antes mesmo de realizar o negócio. Veja como está a venda dos lotes vizinhos, quais têm mais procura e os tamanhos.
Pesquise diferentes regiões, aquelas em que a urbanização está mais próxima tendem a ter mais possíveis compradores, que estão interessados em construir a residência no local.
Converse com conhecidos do ramo, e mesmo pessoas que estão procurando terrenos para comprar, para saber em quais áreas a demanda está alta e com boa valorização.
Lembre-se: quando mais interessados em seu lote, maior será o valor de revenda, visto que as negociações serão mais fáceis. Além disso, as condições de pagamentos também serão melhores.

Tome cuidado com os termos do contrato e da escritura

Certo, depois de escolher o lote ideal e que terá uma boa valorização para que a revenda seja lucrativa, é hora de fazer a proposta e analisar o contrato, incluindo todos os seus termos.
Se o valor estiver adequado, peça uma cópia do contrato para analisá-lo de antemão, para que não haja nenhuma surpresa desagradável. É fundamental que esse documento seja lido com muita atenção.
O ideal é procurar um advogado ou uma consultoria especializada para verificar se todas as cláusulas estão de acordo com a legislação e não são onerosas demais.
Visto o contrato e estando tudo em ordem, é imprescindível que os prazos de pagamento sejam cumpridos, para que não haja gastos desnecessários com multas e juros.
Após feita a negociação e a compra é necessário realizar os trâmites para transferência da propriedade.
É preciso levar a escritura do imóvel ao cartório competente para ser feita a lavratura. Depois disso ela deve ser registrada, para garantir a publicidade do negócio.
Agora é só começar a anunciar a venda do lote. Se você acha que ele valorizará ainda mais, poderá esperar para anunciar, visando ter o maior lucro possível.
Lembre-se de cuidar do lote, cercando para evitar invasões, limpando o terreno para não deixar uma aparência de abandonado. É importante também sempre visitar o local, para ver as condições em que se encontra.
Entendeu por que vale a pena comprar lotes para revenda e que cuidados devem ser tomados? Ainda ficou alguma dúvida? Comente aqui neste post para que possamos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *