2186312802.8dd5717.ad2885031af548349667071fa93181dd

Veja como construir a casa dos sonhos sem errar

​Todas as pessoas têm um modelo de casa como “o ideal” para morar com sua família ou passar momentos de sossego e lazer em um magnífico refúgio de fim de semana. E como não há como adivinhar o que os compradores têm em mente, não é comum encontrar um imóvel pronto que atenda todos os seus anseios. E, por isso, muitos optam pela construção da própria casa.

É nesse momento que começam a surgir muitas dúvidas, a maioria delas relacionadas com a questão: como construir a casa dos sonhos? Tal pergunta vem acompanhada de muitas outras. Se este é o seu caso, continue lendo este artigo e obtenha todas as respostas que está buscando.

Dicas de como construir a casa dos sonhos sem erros

Foque no planejamento

A primeira etapa para realizar o sonho da construção da sua casa é o planejamento. Nessa fase, você e sua família vão colocar os desejos de todos e definir o que é melhor para o objetivo que é valorizar o convívio familiar.

É importante que os adultos saibam ceder em certos pontos para que ambos saiam satisfeitos. Quem ainda está nessa fase, pode observar outras casas — em condomínios e bairros da cidade onde mora — e se inspirar em seus projetos.

Faça esboços ou apenas descreva tudo o que deseja que sua casa tenha. Tente anotar cada detalhe, pois é mais fácil construir tudo no seu gosto desde o início do que ter que refazer o projeto ou quebrar o que já está feito, o que além de gerar transtornos, ainda atrasará sua obra.

Escolha o terreno

Essa etapa é fundamental, pois nesse momento várias decisões são tomadas, como o local, as dimensões, a orientação em relação ao sol, a ventilação, entre outras. Também é importante verificar se aceitaria comprar um lote ou terreno acidentado ou se exige que ele seja completamente plano. Além disso, se for comprar um terreno em condomínio fechado, é preciso verificar as regras do local.

Se o terreno for comprado antes da contratação do arquiteto ou da construtora, caberá ao arquiteto fazer o projeto de acordo com a expectativa do cliente, sempre levando em consideração as informações topográficas do terreno ou loteamento.

Faça o projeto

Chegou a hora de delegar a um arquiteto que ele coloque seus sonhos no papel, configurando o projeto do seu “lar doce lar”. Esse profissional tem conhecimento técnico para transformar seus sonhos e expectativas em um projeto executável sem erros e com responsabilidade ambiental e econômica.

Com base no que o cliente diz, ele definirá todos os materiais da obra, desde os itens estruturais até o melhor acabamento para o estilo optado pelo cliente. A área externa da casa, incluindo a melhor posição para o quintal da casa, piscina e paisagismo ideal também podem ser projetados pelo arquiteto. Este último item pode ser realizado por um paisagista que atue em conjunto com o arquiteto.

É imprescindível que o projeto esteja alinhado com o orçamento disponível pelo cliente. Por isso, é recomendável que, antes mesmo de desenhar o projeto, o futuro proprietário do imóvel e o arquiteto se reúnam para tratar do assunto. E saber de antemão que o acabamento representa um valor significativo na construção facilitará a escolha de materiais como os revestimentos que serão usados na casa inteira.

Escolha os melhores profissionais

Na hora de encontrar um arquiteto, pesquise bastante sobre ele, peça para ver seu portfólio e busque conhecer suas obras finalizadas e em andamento. Buscar indicações sobre bons profissionais é uma medida de segurança de quem quer investir bem o seu dinheiro poupado.

O valor gasto com profissionais como arquiteto e engenheiros, custa aproximadamente 10% do total da obra, mas sem eles corre-se o risco de o serviço precisar ser refeito.

Assim, contar com o trabalho e equipe de pequenas construtoras especializadas em construção de casas propicia uma avaliação mensal do quanto você gasta por mês e também o conhecimento sobre o tempo que a obra levará para ser concluída.

Saiba direcionar o dinheiro para a obra

Na hora de separar o dinheiro para os materiais que serão usados, algumas dicas são muito úteis. É necessário, por exemplo, quantificar certos materiais como cimento, blocos, tijolos e tinta para evitar desperdícios, ou compras extras. Comprar todo o cimento de uma só vez pode ser negociado algum desconto com a empresa de materiais de construção, por exemplo.

Outra dica é não economizar na compra das instalações hidráulicas e elétricas. O que parece uma vantagem pode, na verdade, resultar em futuras quebras de alvenaria e em trabalho refeito.

Um sistema hidráulico mal feito e paredes sem um bom alicerce não terão boa impermeabilização, por exemplo, e ficarão sujeitas à ação da água que causa as temíveis infiltrações, que podem ser difíceis de serem sanadas e bem custosas.

Assim, bons materiais e um trabalho bem feito em paredes evitam as indesejáveis trincas, que podem ser imperceptíveis no início, mas se tornam um grande problema, pois pode durar anos e gerar muita dificuldade de solução.

Com relação ao material para o acabamento, é importante fazer uma reserva desses produtos já que as quebras são comuns. É aconselhável investir em produtos de qualidade e escolher cores que não sejam cansativas.

Além disso, quem não deseja mudar o estilo da decoração com frequência deve evitar usar revestimentos, texturas e cores que são meramente modismos. Isso porque corre-se o risco de as cores se tornarem cansativas e as texturas e desenhos cafonas num futuro próximo.

Acompanhe a obra

Ver o projeto dos seus sonhos ganhando forma é um enorme prazer sentido por quem opta por construir a própria casa. Para se deleitar com cada fase da obra (e fiscalizar sutilmente os trabalhadores), faça visitas frequentes ao local e, periodicamente, reúna os profissionais envolvidos para saber tudo o que já foi feito e quais são os próximos passos.

A participação do proprietário nesse processo garantirá que o imóvel seja construído de acordo com seus sonhos e possibilitará que, ao ver a obra sendo executada, você tenha novas ideias — pois outros desejos podem surgir ao ver o projeto sendo concretizado.

Gostou do nosso post sobre como construir a casa dos sonhos sem erros? Então siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as atualizações dessa área!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *